“Hoje celebramos a Região, celebramos as Comunidades Madeirenses. Celebramos a ‘Madeirensidade’, que só é possível graças aos nossos emigrantes e aos seus descendentes espalhados pelo mundo.

mensagem dia da região

 


Hoje celebramos o nosso maior ativo. Somos 265 mil na Madeira e no Porto Santo, mas somos muitos mais espalhados pelo mundo. Somos mais de 1 milhão de madeirenses e descendentes de madeirenses que vivem nas mais variadas latitudes, nos cinco continentes, em comunidades que geram riqueza e negócios, que promovem cultura e que modificam civilizações.
“Somos a imensa pátria” – como escreveu o poeta –, constituída pelos muitos concidadãos: os que aqui estão e os que saíram da Madeira e do Porto Santo, para dar mais mundo ao nosso mundo.
Ao contrário de outras epopeias, cujos heróis são míticos, mágicos e lendários, os madeirenses não são heróis inventados. São homens de carne e osso!
Saíram da Madeira em busca de melhores condições de vida, deixando muitas vezes para trás a família.
Ao desbravarem novos caminhos e novos mundos, uma descoberta que implica sempre uma dose de sofrimento, levaram a alma madeirense para onde foram.
Quando partiram levaram também a saudade e a incerteza.
Mas, chegando aos países de acolhimento lutaram com grande sacrifício, com bravura, coragem e temeridade, e dignificaram a Madeira e o Porto Santo, sem nunca esquecer as raízes que os ligam aos seus ancestrais.
É por isso que as comunidades continuam a projetar a Madeira, continuam a moldar a história da humanidade, e continuam a dar eco, em todo o mundo, às nossas tradições, à nossa cultura e aos nossos valores.
Por isso, os emigrantes merecem o nosso maior respeito, e a nossa maior admiração.
É também, por vós, e por vós, que celebramos este grande dia: o Dia da Madeira e das Comunidades Madeirenses."
Rui Abreu
Diretor Regional das Comunidades