O Consulado de Londres vai passar a funcionar aos sábados, das 8:30 às 13:30, até o final de junho, para garantir a emissão de documentos a portugueses que precisem do estatuto de residência no Reino Unido.

BrexitConsulado lodres

 

O posto que já funcionava há dois anos em horário alargado durante a semana, junta-se ao Consulad de Manchester, que retomou este mês o atendimento aos sábados, iniciado aos sábados em 2019, mas suspenso durante a pandemia covd-19.

A decisão foi tomada "face à evolução da situaçãi pendémica e procurando continuar a prestar apoio à comunidades no âmbito do Brexit e das candidaturas ao estatuto de residência", referiu o gabinete da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas (SECP).

Todos os  europeus residemtes no Reino Unido têm de se candidatar aos sistema de registo dos ciadãos da União Europeia, cujo prazo acaba a 30 de junho, para obter o estatuto de residência obrigatório devido à saída britânica da UE. A SECP adianta que, até 31 de março, o valor era de cerca de 375 mil, "superior ao número de cidadãos nacionais com morada no reino Unido no cartão de cidadão a 31 de dezembro de 2020, assim como ao número de portugueses inscritos na segurança social britânica  em 2020".

"Apesar de os números serem satisfatórios e reflexo do empenho dos serviços consulares portugueses no Reino Unido, assim como a resposta positiva por parte da comunidade portuguesa às ações de sensibilização levadas a cabo pelas autoridades britânicas, portuguesas e europeias para a importância fulcral de obter o estatuto de residente, o Ministério dos Negócios  Estrangeiros, a EMbaixada de Portugal em Londres e  os Consulados-Gerais em Londres e Manchester continuam naturalmente empenhados em alertar os cidadãos nacionais nesse sentido e em garantir que o apoio necessário para a apresentação de candidaturas é garantido a todos".

Amanhã, dia 27 de abril, está prevista uma sessão de esclarecimento sobre o sistema de registo de cidadãos da UE com um advogado especialista em questões de imigração através da página de facebook da Delegação da União Europeia em Londres.