A Madeira vai assinalar os 15 anos de geminação com a ilha sul-coreana de Jeju, numa comemoração a ser realizada online, a 18 de janeiro de 2022. A efeméride ficará marcada, também pelo lançamento de um site, contendo informações, material promocional e os cartazes turísticos das duas regiões autónomas.

Jeju

 

O anúncio foi feito pelo diretor regional das Comunidades e Cooperação Externa, após uma reunião por videoconferência, que decorreu esta quinta-feira, com o responsável do Departamento da Paz e Cooperação Externa da Região Autónoma de Jeju.

“A Madeira tem, desde 2007, uma geminação com a Região Autónoma de Jeju. E desde 2020, que temos vindo a revitalizar esta geminação: intensificámos contactos, estreitámos relações. E, agora decidimos realizar um evento para assinalar as comemorações dos 15 anos desta geminação”, anunciou Rui Abreu.

“A efeméride será realizada, no dia 18 de janeiro de 2022, numa cerimónia online, uma vez que ainda não sabemos como irá evoluir a situação pandémica”, referiu o governante, continuando: “isto incluirá o lançamento de um site comum às duas regiões, onde será publicada informação sobre a Madeira, nomeadamente, material promocional e cartazes turísticos da Madeira”.
Segundo o responsável da tutela das Comunidades e Cooperação Externa, esta relação bilateral irá trazer grandes proveitos para a Madeira.

“Ao estarmos presentes numa plataforma online das comemorações dos 15 anos de geminação Jeju - Madeira, a RAM ganhará em visibilidade. Jeju, uma região autónoma com 700 mil habitantes, está englobada num país com 51 milhões de habitantes”, sublinhou Rui Abreu.

Apesar de a Madeira e Jeju se encontrarem em continentes tão distintos como a Europa e a Ásia, apesar da distância, estas regiões têm muito em comum, destacou o responsável pela área da cooperação externa, Tiago Freitas. “Temos em comum o facto de sermos insulares, de sermos ilhas vulcânicas e de termos orografias semelhantes. Jeju, tal como a Madeira, tem uma extensa rede de veredas e de levadas. Neste âmbito, falou-se na possibilidade de Jeju atribuir a um dos seus caminhos florestais o nome de Região Autónoma da Madeira, e de nós fazermos a mesma coisa relativamente à ilha de Jeju.”