A iniciativa vai acontecer entre os dias 8 e 12 de dezembro com sete escritores de vários continentes que se unem pela Língua Portuguesa.
Muitos portugueses e lusodescendentes podem não saber que existem pessoas que escrevem português em Macau, território que hoje pertence à República Popular da China. Provavelmente também não têm conhecimento da presença portuguesa na Malásia, onde existe um projeto que visa o resgate da língua Camões na comunidade de Malaca.
São estas e outras experiências que terão oportunidade de ser contadas no primeiro encontro virtual de Escritores Lusófonos, uma iniciativa idealizada pela Embaixada de Portugal em Caracas e Rainer de Sousa, coordenador do Ensino da Língua Portuguesa na Venezuela. Com o apoio da Caixa Geral de Depósito, do Instituto Português da Cultura, da ONG Coração em Malaca e do Correio de Venezuela.
As entrevistas serão em português, com legenda em espanhol, e serão transmitidas nas redes sociais da Coordenação do Ensino Português na Venezuela e do Correio da Venezuela entre os dias 8 e 12 de dezembro. Os horários serão especificados no site cepe-vzla.org.
A primeira edição prestará uma homenagem ao poeta Fernando Pessoa. Participar é muito fácil, somente há que dispôr de internet para se poder ligar às redes sociais. Todos os encontros serão transmitidos por:
-Youtube Correiodvzla: https://youtube.com/c/CorreiodaVenezuela
-Youtube CepeVzla: https://www.youtube.com/channel/UCqwful8-_Wv2LBRy5vMcFzA
-Facebook Correiodvzla: https://www.facebook.com/CorreiodeVenezuela
-Facebook CepeVzla: https://www.facebook.com/cepe.vzla
-Instagram Correiodvzla: http://www.instagram.com/correiodvzla
-Instagram CepeVzla: https://www.instagram.com/cepe.vzla
-Twitter Correiodvzla: http://www.twitter.com/correiodvzla
-Twitter CepeVzla: https://twitter.com/CepeVzla
Este evento tem como objetivo difundir o valor que tem este idioma na atualidade, assim como a crescente importância que terá no futuro.
Veja o vídeo aqui in JM-Madeira