Guitarristas imersos no jazz há anos, com carreiras firmadas a solo e em duo, no projecto Mano a Mano (com o qual já gravaram três disco, o mais recente em 2019), André Santos e Bruno Santos lançam agora O Disco de Natal, projecto que não nasceu por iniciativa sua mas por sugestão alheia, como conta agora ao PÚBLICO um dois irmãos, André Santos: “Isto, na verdade, foi uma ideia plantada na nossa cabeça por outra pessoa.

mano a mano

 

Um amigo nosso, madeirense, o Dr. José Carlos Martins, um médico que é também baterista e tinha há uns anos uma banda famosa na Madeira, os Sweet Lovers, tinha planeado fazer este ano um concerto de homenagem aos Beatles, no Funchal, e queria que nós participássemos.”

O concerto acabaria por ser cancelado, devido à pandemia, mas num dos ensaios ele virou-se para os irmãos e disse-lhes: “Vocês já pensaram em fazer um disco de Natal com o vosso som? Acho que ficava a matar: cordofones, guitarras, há muitos discos de Natal, mas não com essa sonoridade.” André e Bruno ficaram a pensar naquilo, de início acharam que podia ser arriscado (“Há tantos discos de Natal!”) mas decidiram avançar. “Lançámos o desafio também ao Teatro Baltazar Dias, lá no Funchal, para fazer o concerto lá. De início era só um concerto, mas decidimos cristalizar isto também num CD. A Câmara do Funchal também entrou, e apoiou, e nós tivemos segurança de seguir em frente e trabalhar.”

in Público

Leia a notícia na íntegra aqui