Após a decisão do governo venezuelano de prorrogar o encerramento do espaço aéreo até 11 de fevereiro, restam apenas quatro opções para viajar para Portugal. São rotas longas e caras.

3 rotas venezuela

 

A comunidade portuguesa na Venezuela estava a depender dos três voos comerciais da transportadora portuguesa TAP marcados para dezembro, nos dias 15, 17, 22 e 29, que após a decisão do executivo de Nicolás Maduro, não vão poder realizar-se.

Quatro alternativas

Atualmente, as operações aéreas comerciais na Venezuela só são permitidas com as nações que o Governo classificou como irmãs: Turquia, República Dominicana, México, Irão e Panamá.

Uma das opções para chegar a Portugal é através da República Dominicana, uma tarifa que varia entre os 900 e os 1.000 euros. Em Santo Domingo a ligação é feita com Madrid e depois com o Porto ou Lisboa. 

Viajar para Portugal via Panamá é ainda mais caro. A rota Venezuela-Panamá custa pouco mais de $300 e a ligação a Portugal com a Iberia ou Air Europa ronda os 700 ou 800 euros. Neste caso a pessoa deve pagar entre 1000 a 1100 dólares, só ida. Também deve fazer o check-in no Panamá. Outra desvantagem dessa ligação é que o retorno envolve passar uma noite no Panamá.

Outras alternativas será viajar pelas rotas do México ou da Turquia.