O Diretor Regional das Comunidades e Cooperação Externa, Rui Abreu defendeu, esta sexta-feira, um reforço nas relações bilaterais a nível da cooperação entre as duas regiões autónomas, a dos Açores e da Madeira.

NOTÍCIA 2 AÇORES

 


Falando em Ponta Delgada, na Ilha de São Miguel, na Casa da Madeira nos Açores (CMA), após a realização de obras de remodelação, Rui Abreu lembrou as Cimeiras realizadas entre os dois Governos Regionais, e dos acordos que daí saíram.
Mas o governante entende que “fica sempre a sensação que todos podemos fazer mais”. Por isso defendeu que este “é o momento de passar das palavras aos atos, é o momento de concretizar os acordos, é o momento de reforçar os laços entre as duas regiões irmãs”
Estrategicamente, as duas regiões autónomas têm um papel de dupla importância para o país, lembrou. “Portugal não seria o que é hoje sem as suas ilhas, que lhe conferem uma dimensão Atlântica. A Madeira também não seria o que é sem as suas Comunidades. E as duas regiões juntas são mais do que a soma das partes: Madeirenses e Açorianos, juntos, são mais de dois milhões e meio, espalhados por todos os continentes”, sublinhou.
Assim, entende que “um país que tem ilhas como as da Madeira e dos Açores, é um país afortunado”, permitindo a Portugal uma posição geopolítica mais preponderante num mundo globalizado.
Naquela que foi a primeira visita das Comunidades ao exterior, desde o início da pandemia, Rui Abreu, aproveitou para enviar a todos os madeirenses residentes nos Açores “uma saudação especial” do presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, garantindo que o executivo vai continuar a apoiar as Casas da Madeira.
“Podem contar com o Governo Regional. Vamos continuar a apoiar as casas da Madeira, dentro das nossas possibilidades, porque a promoção da nossa Região bem como a divulgação da cultura e das tradições da nossa Terra é um contributo importante para o fortalecimento da Madeirensidade no Mundo”, disse.
Sabendo que é normal que as Casas da Madeira queiram mais apoios, e que a própria Direção das Comunidades também queira apoiar mais, Rui Abreu ressalvou que os orçamentos do Governo Regional se tornam mais curtos, especialmente na época atípica em que se vive.
“No momento especial e atípico em que todos vivemos, há necessidades urgentes que precisam de ser colmatadas, há situações prementes que têm de ser atendidas, há empresas e pessoas que necessitam de ser apoiadas”, lembrou, garantindo ainda assim que o Governo Regional da Madeira vai continuar a apoiar as Casas da Madeira, na medida do possível”.
No seu discurso, Rui Abreu falou também da importância das duas Regiões no sector do turismo e da sua importância para o todo nacional, sublinhando que este ano ambos os arquipélagos foram distinguidos pelo World Travel Awards.
“Os Açores venceram o prémio na categoria de “Melhor Destino Europeu de Turismo de Aventura” (“Europe’s Leading Adventure Tourism Destination 2020”), e a Madeira venceu o título de ‘Melhor Destino Insular na Europa’ (“Europe’s Leading Island Destination 2020”). Estas distinções são boas notícias para as duas Regiões. São um reconhecimento que funcionam também como alavancas tendo em conta os tempos que correm”, concluiu.