Ralph Gonsalves, descendente de madeirenses foi eleito, pela quinta vez, Primeiro Ministro do país caribenho, São Vicente e Granadinas.

ralph

 


Os avós, naturais de Câmara de Lobos, emigraram para as Caraíbas em 1845. Já o "Camarada Ralph", como o apelidam carinhosamente, nasceu em Colonarie, Saint Vincent, filho de um pequeno empresário e agricultor Alban Gonsalves, e de uma pequena comerciante, Theresa Francis.
Frequentou a Colonarie Roman Catholic School e, mais tarde, a St Vincent Grammar School. Gonsalves. Mais tarde matriculou-se na University of the West Indies, onde concluiu o bacharelado em economia. Posteriormente, completou um mestrado em 1971 e o doutoramento em 1973 na Universidade de Manchester.
Desde cedo começou a ter uma participação política ativa naquele país. Em 1994, Gonsalves tornou-se o número dois do Partido Trabalhista de São Vicente e Granadinas. Após a renúncia de Vincent Beache, Gonsalves tornou-se líder do partido em 1998.
Posteriormente, Gonsalves liderou o Unity Labour Party para vencer as eleições gerais de 2001, tornando-se primeiro-ministro. Foi reeleito nas eleições gerais de 2005. Na eleição geral de 2010, Gonsalves e a ULP foram reeleitos com 51,11% dos votos.
Esta é a quinta eleição que Ralph Gonsalves vence consecutivamente.