O dia de ontem foi de muita emoção para os 81 madeirenses repatriados da Venezuela que chegaram à Região. Depois de um voo de repatriamento de 9 horas, vindo de Caracas para Lisboa, uma paragem no Aeroporto Humberto Delgado, e nova viagem de Lisboa para a Madeira, os cidadãos chegaram finalmente à sua Terra.

aeroporto

 


Uma equipa da Direção Regional das Comunidades e Cooperação Externa, liderada pelo Diretor Regional, Rui Abreu, deslocou-se ao Aeroporto Internacional da Madeira – Cristiano Ronaldo, para dar as boas-vindas àqueles passageiros e para alertar que aguardem o resultado do teste à covid-19 em casa.
“Transmiti uma mensagem de boas vindas à Madeira, à terra de todos os nossos conterrâneos. Depois também alertei para o facto de irem realizar o teste logo de seguida, e que deveriam aguardar em suas casas pelo resultado do mesmo”, avançou Rui Abreu, sublinhando que “todos terão tempo para cumprimentar a família após receberem o resultado do teste”.

Testes realizados na Madeira
O governante sublinhou que os concidadãos também estavam muito satisfeitos por realizarem o teste na Madeira. Uma preocupação transmitida pela Direção Regional das Comunidades ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e ao Ministério dos Negócios Estrangeiros, através do Consulado de Portugal em Caracas.
“Ao contrário do que aconteceu no outro voo, em que houve passageiros obrigados a pagar 100 euros por um teste em Lisboa, e foi ineficaz porque o resultado não saiu em tempo útil (antes do voo para a Madeira), obrigando á realização de um segundo teste na Madeira, desta vez não houve nenhum passageiro a quem isso tivesse acontecido”, referiu.
“Sabemos que o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) atuou nesse aspeto porque falámos com o Consulado-Geral em Caracas que por sua vez alertou o MNE sobre o assunto”, disse. Rui Abreu lembrou que que “o próprio despacho do Governo Português sobre a chegada de passageiros ao aeroporto de Lisboa tem uma exceção, onde diz que os passageiros em trânsito que não abandonem as instalações aeroportuárias, estão dispensados da realização do teste em Lisboa”.