O quarto voo de repatriamento de Lisboa-Caracas, que parte hoje (dia 3 de novembro) do Aeroporto Humberto Delgado, às 12h00, leva a bordo 71 madeirenses e descendentes de madeirenses de regresso à Venezuela.

Voo Lisboa Caracas 

 


O número foi avançado pelo Diretor Regional das Comunidades e Cooperação Externa, Rui Abreu. O governante, contactado pelo DIÁRIO, explicou que “muitos daqueles que regressam à Venezuela, são passageiros que já tinham voos marcados, entretanto cancelados devido ao encerramento do espaço aéreo venezuelano, por decisão do executivo de Maduro”.
Há́ também casos de pessoas que estavam de férias prolongadas na Madeira e ficaram retidos na Região devido à situação pandémica. Outros regressam por motivos familiares e profissionais.
O voo TP 9111 que sai de Lisboa às 12h00 (hora de Portugal), aterrando no Aeroporto Internacional de Maiquetía às 16h40 (hora local) – a quarta ligação entre Portugal e a Venezuela, organizada pelo Estado Português –, viabiliza o regresso àquele país sul-americano de um total de 71 madeirenses e descendentes de madeirenses.
Todos os passageiros, viajam devidamente autorizados pelo governo de Maduro, e têm idades compreendidas entre os dois anos e os 77 anos. Mas a esmagadora maioria situa-se na faixa etária dos 19 aos 49 anos.
Rui Abreu lembrou, ainda, que desde que se iniciaram os voos de facilitação, 101 lusodescendentes oriundos da Madeira já conseguiram voar para a Venezuela, permitindo um regresso para junto dos familiares e o retomar do trabalho.
"Esta operação é muito importante para a nossa comunidade radicada na Venezuela porque permite que as pessoas se reencontrem ao fim de nove meses de separação, devido à situação pandémica”.
Este voo, à semelhança do terceiro voo de repatriamento organizado por Portugal para a Venezuela, será́ operado pela TAP. Ou seja, este é o segundo voo da TAP autorizado a aterrar em terras bolivarianas, desde o incidente diplomático que ocorreu há́ nove meses, e que levou Maduro a proibir a transportadora portuguesa de operar na Venezuela. Ultrapassado o impasse, a TAP deverá retomar os voos regulares em dezembro de 2020.
O voo de facilitação também fará o sentido inverso: Caracas-Lisboa no próximo dia 5 de novembro, não sendo ainda conhecido o número de passageiros nem as respetivas nacionalidades.

in Diário de Notícias da Madeira 03.11.2020