O Reino Unido vai introduzir “corredores de viagens regionais”, o que significa que a isenção de quarentena na chegada a Inglaterra pode ser aplicada de forma diferente a ilhas e território continental de um mesmo país, caso tenham taxas de infeção divergentes.
O anúncio foi feito ontem, segunda-feira, pelo ministro dos Transportes, Grant Shapps, numa declaração no parlamento britânico. “Este desenvolvimento vai ajudar a impulsionar a indústria de viagens do Reino Unido, enquanto continua a manter a proteção máxima à saúde pública, permitindo que a população viagem de forma segura”, justificou.
Recorde-se que o setor do turismo já tinha instado o governo britânico a flexibilizar a aplicação da quarentena. Na semana passada os governos britânico, do País de Gales e Escócia divergiram na sua estratégia. O País de Gales removeu Portugal continental da lista de territórios seguros, mantendo as ilhas da Madeira e dos Açores nos corredores verdes.
Com a introdução destes novos “corredores de viagens regionais”, será possível que regiões de um mesmo país tenham tratamentos diferentes, quando se trata de fazer ou não quarentena à chegada do Reino Unido.