A Madeira e os Açores mantêm-se no corredor aéreo seguro do Reino Unido, Escócia e País de Gales. Apesar do País de Gales ter retirado Portugal Continental da lista de países isentos de quarentena, manteve a Madeira e os Açores. 

país de gales mantém madeira no corredor verde

 


Ou seja, pela primeira vez o governo autónomo do País de Gales aplicou regras diferentes às do Governo britânico. Pela primeira vez a Madeira e os Açores, enquanto regiões insulares, e por terem um rácio baixo de pessoas infetadas com o covid-19, são alvo de regras distintas, continuando na lista verde do País de Gales.
Duas horas depois do anúncio do ministério da Saúde do governo autónomo do País de Gales, a Escócia divulgou que também iria impor quarentenas a que venha de Portugal já a partir das 04h00 de sábado. Isto porque “os dados desta semana mostram um aumento nos testes positivos e casos por 100.000 habitantes em Portugal”, referiu o ministro da Justiça escocês, Humza Yousaf.
As medidas são conhecidas depois do secretário de Estado dos Transportes do governo britânico ter anunciado que não ia haver mexidas na lista de corredores seguros para os turistas britânicos onde está ainda Portugal, apesar de horas antes o ministro da Saúde inglês ter sinalizado o aumento de infetados em Portugal continental e o risco de o país ser incluído outra vez na “lista negra” de destinos de maior risco de contágio de Covid-19. A diferença de critérios está a ser assinalada na imprensa britânica.
A decisão do Governo britânico aplica-se apenas a Inglaterra, já que as restantes nações do Reino Unido têm autonomia sobre esta matéria. A decisão do Governo britânico aplica-se apenas a Inglaterra, já que as restantes nações do Reino Unido têm autonomia sobre esta matéria.