O fotógrafo documental José Sarmento Matos venceu o prémio ‘Estação Imagem 2020 Coimbra’, com um trabalho sobre o regresso a Portugal de uma família luso-venezuelana que havia partido da Madeira rumo ao sonho Venezuelano, mas que se viu obrigada a regressar.

reportagem premiada

 

A reportagem vencedora, intitulada “Abandonando o Sonho Venezuelano”, foi feita na Venezuela e em Portugal, “documentando os dois lados da vida da mesma família”, assinalou a organização do prémio de fotografia.
“Fugiram de uma Venezuela em profunda crise humanitária, largando entes queridos, vidas inteiras, o sentimento de pertença e a identidade no recomeço de uma nova vida”, acrescentaram.

Fotógrafo 'freelancer'

O vencedor do prémio ‘Estação Imagem 2020 Coimbra’ tem 31 anos, reside entre Londres e Lisboa e é fotógrafo ‘freelancer’ sem carteira profissional. Em 2015, José Sarmento Matos foi considerado pela agência Magnum Photos como um dos melhores 30 fotógrafos mundiais com menos de 30 anos.

“[O prémio] é um culminar de dedicação específica a este projeto, a este tema, a estas pessoas, que me dão tanto e eu não sei o que dou em troca. Dou a minha presença, dou a partilha de experiências incríveis”, disse à agência Lusa José Sarmento Matos.

Em declarações à margem da cerimónia de consagração, realizada em Coimbra, o autor considerou que a disponibilidade da família retratada na reportagem ‘Abandonando o sonho venezuelano’ permitiu-lhe mostrar “o que é a situação na Venezuela” e o regresso de muitos luso-venezuelanos “e venezuelanos também” a Portugal.
In JM-Madeira 18.08.2020