Jersey ‘mergulha’ numa nova fase de desconfinamento e o controlo aos passageiros que chegam à ilha é feito em função da cor com que o país de origem foi classificado. Passageiros de países ‘verdes’ apenas aguardam pelo resultado do teste, de países ‘laranja’ têm de ficar em isolamento até fazerem um teste ao quinto dia e os ‘vermelhos’ são obrigados a um isolamento de 14 dias.

jersey

 


Jersey iniciou a transição para o nível 1 de desconfinamento a 8 de agosto. Isto significa que, na prática, trabalhar em casa já não deve ser a opção primária das empresas, todos os serviços de contacto próximo com clientes já pode ser oferecido (por exemplo alguns serviços de beleza como massagem) desde que existam condições de higiene, balneários podem reabrir, visitas abertas a casa são permitidas, eventos controlados podem ter o máximo de 40 pessoas e até 80 podem comparecer a funerais.
Passageiros que regressem a Jersey continuam a ter a opção de fazer o teste à covid ou ficar 14 dias de quarentena. Se o resultado do teste for positivo, o passageiro e todas as pessoas que vivem na mesma habitação, têm de ficar em isolamento até testarem negativo. O isolamento também se pode aplicar a quem estiver em proximidade com os passageiros.
Se os passageiros vierem de países classificados como “verdes” são aconselhados apenas a ficar em isolamento até o resultado do teste. Se voltam de países classificados como “laranja” têm de ficar em isolamento até fazerem um teste negativo no quinto dia após a chegada. E se chegarem de países “vermelhos”, é obrigatório o isolamento de 14 dias.

In JM-Madeira 24.08.2020