Tyler dos Santos-Tam foi eleito para presidente no Partido Democrata do Estado do Havai, o único estado insular da América com plenos direitos. A eleição teve lugar durante a convenção democrata naquele estado, na cidade de Honolulu.

SANTOS TAM

 


Santos-Tam, tem algum historial no mundo político e, há dois anos, concorreu sem o sucesso pretendido a um assento na Câmara Municipal de Honolulu.
O descendente de madeirenses é uma estrela ascendente no universo político do Havai e já esteve à frente da juventude partidária do ‘Aloha State’.
“Como novo presidente do Partido Democrata do Havai, é minha responsabilidade fazer com que o partido tenha êxito na aproximação às bases, na criação de canais de comunicação e igualmente nos esforços de angariação de fundos”, afirmou Tyler dos Santos-Tam em entrevista concedida ao jornal LusoAmericano.
Santos-Tam fala e escreve português e é desde março de 2019, Cônsul Honorário de Portugal no Havai, em substituição de Johyn Henry Félix.

Descendente de madeirenses
Tyler dos Santos-Tam é bisneto paterno de emigrantes portugueses que deixaram o Funchal, capital da Madeira, em 1988, e fixaram-se no Havai.
“A minha família trabalhava em Portugal no sector da relojoaria, mas uma praga afetou as vinhas da ilha, abalou a economia local e levou muitas famílias a abandonarem a Madeira rumo ao Havai, com a promessa de emprego nas plantações de cana de açúcar”, conta.
A travessia da família Santos até o Havai foi longa e recheada de obstáculos. “O meu bisavô e os irmãos eram pequenos quando fizeram essa viagem, que demoraria 65 dias. Estavam 343 emigrantes portugueses a bordo, não consigo imaginar o que terá sido ir numa pequena embarcação completamente lotada durante dois meses”.

Comunidade lusa
A avó de Santos-Tam foi uma figura de relevo na comunidade lusa em Honolulu, ao fazer trabalho voluntário junto da “Portuguese Genealogical Society of Hawaii” e organizando festas e eventos, mantendo as tradições portuguesas”


"Satisfação e Orgulho"

Rui Abreu, diretor regional das Comunidades e Cooperação Externa, deixou ao JM algumas palavras de reconhecimento pela eleição do descendente de madeirenses à presidência do Partido Democrata do Havai. “Em primeiro lugar quero congratular o descendente de madeirenses, Tyler dos Santos-Tam, Cônsul Honorário de Portugal em Honolulu, pela sua eleição para o cargo de Presidente do Partido Democrata no Estado do Havai”, disse Rui Abreu, referindo que “é com muita satisfação e orgulho que constamos que Santos-Tam, bisneto paterno de emigrantes funchalenses em 1899, está perfeitamente integrado naquele país, e que aí se destaca pelo seu empenho, pela sua dedicação e pelo mérito do trabalho que desenvolveu em prol da comunidade.”
Isto sem nunca esquecer as suas raízes, salientou o governante com a pasta das Comunidades. “Esta é a prova de que, em qualquer ponto do globo, temos madeirenses e descendentes de madeirenses que, sem nunca esquecer a sua Terra, se destacam nas mais variadas áreas: no desporto, na ciência, na medicina, nas artes, na economia, na política.”
“Isso para nós é um motivo de grande orgulho, porque sabemos que os madeirenses são um povo de valor, que luta, que trabalha, e que jamais baixa os braços perante as adversidades. Vai à luta e vence”, concluiu Rui Abreu.