A Rede Regional de Apoio ao Investimento da Diáspora (RRAID) vai ser uma realidade a breve prazo. A decisão foi tomada esta quinta-feira em Conselho de Governo, e tem por missão assegurar a coordenação dos diversos departamentos da Administração Regional que gerem instrumentos de apoio ao investimento.

RRAID

 

A coordenação da nova estrutura ficará a cargo da Direção Regional das Comunidades e Cooperação Externa (DRCCE), e pretende concertar, facilitar e agilizar os processos associados aos vários veículos de investimento existentes.
Contactado pelo DIÁRIO, o diretor regional das Comunidades e Cooperação Externa, Rui Abreu, explicou os objetivos da RRAID. “Sabemos que existe da parte de muitos emigrantes a vontade de investir na sua terra de origem, seja para cimentar a relação com a Madeira, seja para preparar um eventual regresso”, nota, Rui Abreu, que vai presidir à RRAID, sublinhando a importância destes investimentos.
“O Governo Regional tem todo o interesse em facilitar, agilizar e promover este investimento da Diáspora, que é um importante contributo para o desenvolvimento da Região Autónoma, através da criação de riqueza e mais emprego”, diz Rui Abreu, acrescentando: “Isto demonstra que o mercado regional é apetecível e oferece confiança para o investimento dos empresários da nossa Diáspora”.
Exemplo disso são os vários investimentos de empresários da Diáspora Madeirense que estão em curso e outros que estão a ser preparados, nomeadamente o futuro hotel Barceló Funchal Old Town (um projeto de 25 milhões de euros na Rua das Murças), o empreendimento imobiliário que irá nascer na zona alta de Santa Cruz ou os vários projetos de habitação e turismo que estão a avançar na Rua Ivens, na Rua dos Aranhas, Rua das Hortas e Rua da Carreira.
“Mesmo com um ligeiro abrandamento nos investimentos devido à situação pandémica, tem sido notória a aposta dos nossos conterrâneos em investir na Região”, realça o diretor regional, destacando, também, o papel importante que estes investimentos representam na recuperação urbanística do Funchal.
A RRAID será uma rede intersectorial que vai permitir ligar todos os serviços que apoiam o investimento. Não só aqueles direcionados para a Diáspora, mas também os desenhados para os restantes investidores. O objetivo, indica Rui Abreu, é aligeirar processos, favorecendo a execução das ferramentas de investimento existentes, e a criação de outros mecanismos que se afigurem necessários. “A RRAID terá também um papel promotor de investimento, no sentido de capitalizar vontades e divulgar oportunidades”, adianta o diretor regional, explicando que a DRCCE é o parceiro regional dos organismos nacionais para o fomento do investimento na Diáspora.
Além das Comunidades e Cooperação Externa, vão integram a RAAID dois representantes da Vice-Presidência, dois da Secretaria Regional da Economia, e um representante das secretarias regionais da Inclusão Social e Cidadania, da Agricultura e Desenvolvimento Rural, do Turismo e Cultura e da Educação, Ciência e Tecnologia.
In DN-Madeira 07.08.2020