Em contexto de contestação hoteleira por causa das máscaras obrigatórias, membros do governo regional fizeram ontem questão de conhecer pormenores do futuro hotel Barceló Funchall Oldtown, um investimento estimado em 25 milhões de euros que vai dar nova vida ap centro da cidade.

HOTEL BARCELÓ

 


Pedro Calado, Eduardo Jesus e Rui Abreu inteiraram-se do projeto a erguer em quase todo o quarteirão que é ladeado pela Rua da Alfândega e pela Rua dos Murças e que vai acolher dentro de dois anos uma unidade hoteleira urbana de quatro estrelas premium.
O investimento foi idealizado por Anaclet Teixeira, empresário madeirense natural do Faial, que seduziu o grupo Barceló, grupo espanhol que para além de se dedicar à exploração do hotel com 111 quartos quis tornar-se acionista do projecto.
O facto da Barceló ter nesta altura no seu universo agências e meios de transporte afigura-se como determinante para o destino Madeira. O secretário regional de Turismo refere que ls hotéis que acabaram o mês de Julho o processo pandémico com ocupação a 40%, a mais elevada na Região, são detidos, participados ou vivem em parceria com operadores internacionais. É casos dos alemães da DER que garantem nesta altura um bom desempenho do mercado alemão na Região. “É uma grande aposta da Barceló e a Madeira fica a ganhar, pois estes operadores canalizam os seus clientes para os seus produtos”, enfatiza.
Uma operação que para o vice-presidente do Governo se afigura como um “voto de confiança em tudo o que estamos a fazer agora na Madeira” e que vai gerar 60 postos de trabalho.
O contrato da empreitada ganha pela Tecnovia é assinado na próxima semana e as obras avançam já este mês, devendo durar mais de 20 meses.
Anaclet Teixeira – que é líder do grupo King David, marca que em diversos países da América do Sul se notabiliza pela importação de produtos exclusivos – voltou a manifestar-se orgulhoso do projecto que vai valorizar a cidade do Funchal e a Região. Por respeitar a traça originar dos diversos prédios adquiridos e dotá-los de “arquitectura nobre”. Por dinamizar uma das xonas fulcrais da baixa. Por ter uma parceria que ganha notoriedade e eficiência.
Coube ao arquitecto madeirense Marco Ascensão definir o projecto que mantém toda a envolvência do quarteirão, as fachadas e as lojas tradicionais e que sobretudo reabilita sete prédios da baixa. Cabe ao grupo espanhol desenhar, decorar e equipar todos os espaços interiores, num espaço que terá um auditório com uma capacidade para 150 lugares. Uma sala de convenções que já tem nome. “Por exigência minha vai chamar-se auditório Renny Xavier Teixeira”, confidencia Anaclet Teixeira, que em mais um gesto perpetua a memória do filho que, em Dezembro de 2016, com 25 anos, foi baleado mortalmente em Caracas.
In DN-Madeira 01.08.2020