O diretor regional das Comunidades e Cooperação Externa, Rui Abreu, afirmou inicialmente que “o Governo Regional acompanha desde sempre com muita proximidade e assiduidade as comunidades madeirenses espalhadas pelo Mundo”, tendo, devido á pandemia “intensificado as comunicações”.

RUI ABREU NA RTP INTERNACIONAL

 


Rui Abreu lamenta o “período difícil para todos”.. “Para todos os países. Para todas as economias do Mundo. Para todas as pessoas”, acrescenta. E afirma que “na verdade, nenhum país, nenhum território estava preparado para fazer face a uma crise que começou por ser sanitária e rapidamente se transformou numa crise económica e económica sem precedentes na história recente.”
“Situações de carência foram provocadas pela crise pandémica em todo o mundo, e infelizmente as nossas comunidades não são exceção. É aqui que todos somos chamados a ser solidários com aqueles que mais necessitam, desde o Governo da república, Governo Regional, às Associações e às Missões Portuguesas”, alertou.
Devido a estas situações, “a nossa preocupação é ainda maior para com as nossas comunidades. Por isso temos estado em contacto permanente com os nossos conselheiros e representantes que nos dão conta de como os nossos conterrâneos estão a viver durante este tempo de pandemia que pretendem que rapidamente se comece a retoma económica”.
“É claro que a Região acompanha quem nos procura. Por outro lado, a Madeira sempre acolheu e sempre acolherá os madeirenses que queiram regressar”, afiançou o representante do executivo madeirense.
O DRCCE deixou como exemplo “o caso particular dos emigrantes vindos da Venezuela”, cerca de 10 mil, desde 2017 e que, “se por um lado levou a um esforço acrescido do Governo Regional, aos níveis da Saúde e do Sistema de Segurança Social, por outro lado também trouxe muitos benefícios”.
A terminar, Rui Abreu relembrou que o Governo também tem apoiado os madeirenses que vivem na Venezuela. “apoiamos de forma logística uma associação luso-venezuelana que aqui está, a VENEXOS, que só este ano enviou 316 quilos de medicamentos para a Venezuela”, louvou.
in JM - Madeira 13.07.2020