A Organização Internacional para as Migrações (OIM) vai prestar apoio aos cidadãos britânicos e familiares nos pedidos de residência em Portugal, para garantir os seus direitos na sequência da saída do Reino Unido da União Europeia, foi hoje anunciado.

Cidadãos britânicos vão ter apoio

 

Um comunicado conjunto da OIM e da Embaixada Britânica em Lisboa destaca que o projeto será implementado até 31 de março de 2021 e o lançamento oficial irá decorrer em 07 de julho, às 17:00, na plataforma Webex.

Segundo o comunicado, a informação será facultada ‘online’ e através de outros meios de comunicação e estará ao alcance de todos.

“A OIM irá disponibilizar apoio específico a indivíduos que enfrentem certos desafios, nomeadamente pessoas com deficiência ou doença crónica, pessoas que enfrentem barreiras linguísticas e de literacia ou barreiras no acesso a tecnologia relevante”, lê-se no documento.

O ‘Brexit’, a saída do Reino Unido da União Europeia, foi formalizado em 31 de janeiro passado e tem um período de transição vigente até 31 de dezembro próximo.

O projeto da OIM é financiado pelo Governo do Reino Unido no âmbito do Fundo para o Apoio a Nacionais do Reino Unido (UKNSF).

Este fundo disponibilizou cerca de três milhões de libras (cerca de 3,3 milhões de euros) destinadas a instituições de beneficência e outras organizações para prestação de apoio a nacionais do Reino Unido a viver na União Europeia.

O projeto, que é coordenado pela OIM Reino Unido, está a ser implementado em Portugal, França, Espanha, Eslováquia, Polónia, Itália e Alemanha.

Citada no comunicado, a chefe do escritório da OIM Portugal, Marta Bronzin, expressa satisfação por “poder apoiar nacionais do Reino Unido a assegurar os seus direitos e a prosseguir em segurança os seus projetos de vida no país, chegando àqueles que mais precisam”.

Já o embaixador britânico, Chris Sainty, destaca que “apoiar nacionais do Reino Unido é uma das prioridades da Embaixada Britânica”.

“Estamos muito satisfeitos por apoiar a OIM neste projeto de ajudar os nacionais do Reino Unido vulneráveis na garantia dos seus direitos de modo a que estes possam continuar a viver de forma segura aqui em Portugal”, sublinha.

A OIM está a trabalhar em estreita colaboração com a Embaixada Britânica e em parceria com o Alto Comissariado para as Migrações e irá promover campanhas de sensibilização dirigidas a cidadãos do Reino Unido a viver em Portugal, partilhar informação acessível sobre procedimentos de residência e providenciar apoio direto a pessoas que tenham maiores dificuldades de acesso a informação e aos processos de residência, acrescenta ainda a nota.

in DN-Madeira 25.06.2020