‘Madeira em 45 dias’. Assim se chama o trabalho realizado por Catarina Pestana, de 21 anos, estudante madeirense do segundo ano do curso de Ciências da Comunicação, na Universidade da Beira Interior (UBI) que decidiu criar um diário de fotos durante os dias de pandemia na Região.

 

 

Estudante madeirense 01

 

A ideia surgiu numa cadeira de produção de imagem, em que os alunos tinham que tirar fotografias, editá-las e posteriormente fazer um photobook, que significa em português um livro de fotos.

A jovem natural da Ribeira Brava, que regressou à Madeira poucos dias depois de ter surgiu o primeiro caso de covid-19 em Portugal, confessa ao Jornal que “não sabia muito bem o que fazer”, dadas as circuntâncias que a impediam de andar normalmente pela rua, mas que achou “boa ideia tirar fotografias às varandas e às janelas que conseguisse, retratando o dia-a-dia”.

No total, foram 25 as fotos que ao longo de 45 dias Catarina Pestana retratou num diário digital de fotografias que foram captadas principalmente na zona da Ribeira Brava, mas também no Funchal.

Desconhecidos, vizinhos e familiares fazem parte deste livro digital que retrata os tempos de confinamento na Região.

O trabalho já foi apresentado e a jovem madeirense conseguiu 18 valores.

in JM - Madeira 23.06.2020