Daniel Gouveia, madeirense e filho de Maria Gouveia, contou ao JM a vida desta madeirense que completou um século de existência no passado dia 27 de maio. Data única que foi apropriadamente comemorada em Sidney, terra onde reside, com direito a condecoração da Rainha Elisabeth II, por tamanha longevidade.

 

Madeirense condecorada rainha Elisabeth II
“Fico feliz por saber que você está a comemorar o seu centésimo aniversário. Os meus sinceros parabéns e felicidades neste dia tão especial”, pode ler-se na condecoração da rainha.
A monarca Elisabeth II é Chefe de Estado em vários territórios e alguns países como Inglaterra e a Irlanda, são posse do Reino Unido. Outros, como o Canadá, a Austrália e a Nova Zelândia, são ex-colónias inglesas, mas têm a rainha do Reino Unido como Chefe de Estado, nas constituições dessa forma. Ainda que seja soberana, na prática a sua função atual está restrita à participação em cerimónias e outras formalidades, como a entrega de títulos de nobreza e a receção a governantes estrangeiros. Daí ser da sua autoria a condecoração entregue a Maria Filomena Gouveia.
Reportagem na TV
O canal SBS News, Serviço de Radiodifusão Especial é uma rede australiana de rádio e televisão pública. Com cerca den 80% de financiamento derivado do Governo australiano, é uma das principais redes de transmissão gratuita na Austrália, e fez uma reportagem da celebração da centenário, que contou com os netos, filhos e restante família.
Dia para recordar
Como foi possível observar pela reportagem realizada pelo canal australiano, e pelos relatos e imagens do filho Daniel Gouveia, Maria Filomena teve uma festa a condizer com a data comemorada, ainda que com as devidas restrições devido ao ‘lockdown’, com muitos efeitos com alusão ao século de vida atingido e com um bolo à medida, onde não poderia faltar o número 100.
A condecorada, Maria Filomena Gouveia, nasceu no Porto Santo, no sítio da Vila, no longínquo dia 27 de maio de 1920, e segundo o canal SBS News, esta madeirense é a primeira a atingir o centenário originária da ilha dourada. Passados três anos, em 1923, saiu da ilha dourada e fixou-se na Madeira, mais precisamente no Funchal. Viveu na freguesia de Santa Maria Maior até 1973, ano em que emigrou para a Austrália, vivendo em New South Wales, Sydney.
A centenária madeirense casou com José Gouveia, um homem conhecido por “gordinho” que trabalhou nas lanchas do Blandy, na pontinha. Segundo Daniel Gouveia, era conhecedor do local onde era possível realizar “o mergulho mais alto da Madeira”. Como nos disse o seu filho, faleceu em 1965, ou seja, há 55 anos, e, após a sua morte, a mulher decidiu com os seus filhos para a Austrália.
Como havíamos afirmado na notícia anteriormente publicada, a emigrante madeirense tem uma grande paixão pela dança e um hábito que repetia aos fins de semana. “Ia aos bailes do Clube da Madeira”, clube madeirense em Sydney que promove bailes, convívios e festas. Como nos contou o seu filho, “recebeu alguns prémios” nesses eventos.
Características realçada pela neta. Diana Ferreira, na festa de aniversário de Maria Filomena Gouveia, que afirmou ao canal SBS que a sua avó estava muito feliz, e que era uma pessoa que gostava muito de festas.
Daniel Gouveia explicou ao JM o que poderá ser o segredo de tamanha longevidade, descrevendo uma mulher sempre alegre, que procurava transmitir essa alegria aos seus quatro netos e seis bisnetos.
O filho de Maria Gouveia explicou ainda que a mulher que acabou de completar 100 anos, teve mais uma filha além dele, chamada Maria do Rosário Ferreira.
Após tantas histórias e recordações e memórias que Maria Filomena Gouveia teve ao longo de toda a vida, este é outro momento para recordar. A comemoração dos 100 anos, devidamente festejados com uma condecoração recebida em Sydney e enviada pela Rainha Elisabeth II, no dia do seu centésimo aniversário, 27 de maio de 2020.
In JM – Madeira 30.05.2020