A Madeira é “uma espécie de compêndio de boas práticas” no que toca à estratégia para a retoma turística. A convicção é da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT). Pedro Costa Ferreira afirmou, ontem, em declarações à Antena 1, que a “Madeira tem sido líder e tem sabido dialogar e informar sobre o que nos espera”.

 

Estratégia RAM exemplar
O porta-voz dos agentes de viagens defende também a “harmonização” de regras para todos os aeroportos portugueses como forma de reconquistar a confiança no setor.
“Fica muito difícil explicar a um cliente a um cliente que a chegada ao aeroporto de Lisboa, do Porto, de Faro, da Madeira, ou a qualquer um dos aeroportos dos Açores, que as condições de receção são diferentes, que nuns aeroportos há testes e noutros não há”, observa.
Para Pedro Costa Ferreira, um dos maiores desafios do setor é assegurar a sobrevivência das empresas mantendo-as “vivas e capazes de responder à procura no momento de retoma”.
“Sem agências de viagens não teremos clientes a chegar à Madeira”, insiste, adiantando que no momento 83% das empresas do segmento das agências estão em regime de lay-off.

in JM-Madeira 01.06.2020

Tendo por base a atual conjuntura, mas também as perspetivas de retoma animadas pelo reinício da atividade das companhias aéreas e dos operadores turísticos, Pedro Costa Ferreira não tem dúvidas que o período do verão será determinante para devolver a confiança ao setor.
Recorde-se que a Madeira é, este ano, o destino preferido da APAVT, pela segunda vez. A Região já havia sido escolhida em 2016 para este programa anual da Associação Portuguesa das Agências de Viagem e Turismo que visa dinamizar os fluxos turísticos para um determinado destino.