A partir de 1 de julho
A quarentena obrigatória para os passageiros desembarcados na Madeira vai ser eliminada a partir de 01 de julho, passando a vigorar a obrigatoriedade de apresentação ou realização de um teste à covid-19 à chegada, indicou o Governo Regional.

 

Madeira substitui quarentena por teste

"Para o mês de julho, assume-se como condição necessária à entrada na Região Autónoma da Madeira a apresentação de um teste PCR negativo, realizado nas últimas 72 horas, prévias ao desembarque, ou, em alternativa, a realização de um teste PCR à chegada", disse o presidente do executivo, Miguel Albuquerque, em declarações à agência Lusa.
Já Eduardo Jesus, secretário regional do Turismo e Cultura, confirmou ao JM que para quem não tenha realizado o teste no destino de origem, poderá realizá-la na Região.
O custo dos testes à chegada à Madeira, a partir do mês de julho, será suportado pelo Governo madeirense, para todos os passageiros. Uma medida tomada no sentido de garantir confiança e segurança, não só para os madeirenses em geral, mas também para todos os passageiros que desembarquem no Aeroporto Internacional da Madeira, bem como para os trabalhadores do setor do turismo.

A partir de 1 de junho
Para o mês de junho, o executivo prevê o início da retoma do setor turístico, com a reabertura de alguns hotéis, pelo que dispensa "qualquer isolamento profilático", mediante apresentação de um teste negativo e acompanhamento posterior pelas autoridades de saúde.
Miguel Albuquerque adiantou que já a partir do mês de junho estão dispensados de "qualquer isolamento profilático" todos os passageiros que apresentarem à chegada um teste PCR nos mesmos moldes, ficando, no entanto, sujeitos a monitorização pelas autoridades de saúde através de uma aplicação de telemóvel ou por contactos regulares.
"O passageiro que tem o seu teste negativo, desembarca e depois disponibiliza o acompanhamento voluntário, através do seu telemóvel, à unidade de saúde, ou é acompanhado através dos métodos tradicionais", explicou Miguel Albuquerque.
Por outro lado, todos os passageiros que se apresentarem nos aeroportos da Madeira sem teste PCR durante o mês de junho continuam obrigados a cumprir quarentena em unidades hoteleiras. Estas medidas fazem parte do plano de ação para a normalização das ligações aéreas para o arquipélago da Madeira, no âmbito do processo de desconfinamento face à pandemia de covid-19.

Em maio
Atualmente, a operação aeroportuária na região autónoma está limitada a dois voos semanais e ao desembarque de 100 passageiros no máximo.

O plano determina que até ao final do mês de maio se mantenham as condições estabelecidas, com quarentena obrigatória em hotéis ou isolamento profilático na residência do passageiro, no caso deste apresentar um teste negativo realizados nas últimas 72 horas.

In Lusa 19.05.2020
In JM – Madeira 21.05.2020