Amanhã, dia 21 de maio assinala-se o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento, proclamado pela Assembleia Geral da ONU em 2001, na sequência da adoção da Declaração Universal da Diversidade Cultural.

DiaIntercultural

“Este ano, devido à situação pandémica que se vive, e pela primeira vez em quase duas décadas, o Governo Regional não vai levar a cabo estas celebrações”, anunciou hoje Rui Abreu, diretor regional das Comunidades e Cooperação Externa. No entanto, continuou, não podemos deixar passar este dia sem o assinalarmos, deixando assim uma mensagem a todos os imigrantes que vivem na Madeira e a todos os emigrantes e lusodescendentes que regressaram à Região.

“Este é o momento para celebrarmos a Interculturalidade, porque aqui na Madeira sempre soubemos acolher, sempre soubemos integrar e sempre soubemos valorizar a cultura de quem aqui escolheu viver”, afirmou o governante.

Por isso, entende que comemorar este dia é “aprofundar a compreensão sobre os valores da Diversidade Cultural”, e é “aprender melhor sobre como vivermos juntos”.

Recorde-se que o Governo Regional celebra as culturas existentes na Madeira desde 2001, primeiro com o Dia de África e o Dia de Leste, e depois, a partir de 2007, com o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento.

Apesar de este ano não ser possível assinalar este dia, Rui Abreu garante que pretende “continuar a desenvolver todas as iniciativas no sentido de aprofundar os laços que nos unem a todos.”