Ontem, domingo 23 de Fevereiro, decorreu a festa de Carnaval dos residentes do Lar Rainha Santa Isabel em Albertskroon, Joanesburgo.
Os reis do Carnaval deste ano foram os residentes Carlos Freitas e a dona Dirce. Esta última que foi responsável com uma equipa de residentes daquela instituição da Terceira Idade, pela decoração e organização da festa.
A nonagenária do Lar deu uma pequena lição não só de humildade aos presentes mas também de história, ao afirmar “que o Carnaval antigamente era feito no Brasil pelos mais pobres, pelos sectores mais baixos da sociedade brasileira. Hoje em dia, são as elites com muito dinheiro que pagam e pagam bem para pertencer às escolas de samba, desfilar em cima dos carros alegóricos e estar em lugar de destaque ali no sambódromo. Não minha gente, eu não sou rainha de nada, vocês me colocaram a coroa, eu agradeço do fundo do coração mas a Dirce é apenas a Dirce, amigas de todos e que gosta é de celebrar. O meu prémio são vocês todos aí hoje, sentados, convivendo com a gente, trazendo alegria para essa casa e nos ajudando a fazer uma tarde diferente”.
Pelas 13h30 o comendador Ivo de Sousa deu as boas-vindas a todos os presentes no salão nobre do Lar Santa Isabel e agradeceu a participação de todos os amigos, mecenas do Lar bem como aos familiares dos residentes ali presentes para a folia.
O Pe Miguel Lemos foi chamado ao microfone para que fizesse a oração de acção de graças e abençoasse a refeição que todos iam tomar.
Em seguida o presidente do executivo do Lar, Henri-que Pereira, interveio. “A todos, muito boa tarde. Quero-vos agradecer a vossa presença e a vossa participação com os nossos residentes hoje. É muito bom ter-vos aqui a todos. Antes de mais, quero também apresentar-vos duas pessoas. A primeira é Elizabete da Silva, a nossa nova contabilista que nos vai ajudar. A segunda pessoa é Gill Sadie, que ajuda na secretaria e dá apoio à gerente do Lar, Cristina Lopes.” Por fim, Henrique Pereira mostrou os novos cartões-de-visita dos membros do Board of Trustees e Executivo do Lar Santa Isabel.
Isabel Policarpo foi também chamada para dirigir algumas palavras aos presentes. A antiga presidente do executivo afirmou “é bom estar com amigos e os nossos residentes do Lar. Este Lar, para quem como eu faz 20 anos como voluntária que vem cá e quatro anos como presidente do Executivo, devo dizer que está bem. É um orgulho ver esta casa. O Henrique Pereira não gosta que se fale nisto, mas ele é responsável por muita coisa boa a acontecer aqui dentro. Ele foi um dos responsáveis pela renovação de alguns quartos aqui no Lar, está a tratar da renovação da lavandaria bem como das casas de banho da instituição. O Lar está a ir no bom caminho, o início foi um bocado atribulado, mas é preciso dar oportunidade às pessoas para mostrarem o seu valor. Parabéns pelo bom trabalho feito”, conclui Isabel Policarpo.
Foram depois cantados os “Parabéns a Você” a alguns residentes que completaram o seu aniversário.
O almoço foi servido. Após a refeição foi a vez dos “Amigos da Hora” actuarem, ao providenciarem animação musical aos presentes e finda a actuação do conjunto, foram eleitos o rei e a rainha do Carnaval 2020. A tarde continuou com música e convívio entre os presentes.
Os patrocinadores comendador José Valentim, Orlando Marques, Carlos Borges e o comendador Ivo de Sousa.