Miguel Albuquerque vai deslocar-se a Londres no segundo fim-de-semana de Maio para participar nas comemorações do Dia da Madeira.
Uma visita que inclui um jantar festivo a 9 de Maio no Ibis Earls Court (Ilee Conference Centre) e que juntará cerca de mil emigrantes madeirenses que vivem no Reino Unido, alguns prontos para contar as experiência pós-Bréxit, outros com interesses empresariais na Madeira.
O Presidente do Governo Regional vai encontrar madeirenses em diversos estados de vida e não tem dúvidas de que a Madeira «tem de estar com estes emigrantes», sendo importante «contactá-los pessoalmente e mantar esta ligação de proximidade», entre quem governa a região e quem vive no estrangeiro. Quem o fez recentemente foi o Diretor Regional das Comunidades e da Cooperação Externa, Rui Abreu, que voltará a Londres na viagem presidencial a garantir que «a comunidade está bem e não está apreensiva». Os portugueses, verificou, estão «atentos ao que se passar no futuro» e procuram adaptar-se às alterações resultantes da saída do Reino Unido da União Europeia.
Na visita, o líder do executivo madeirense transmitirá a solidariedade ao Estado Português e da Região para com a comunidade que continua a ser muito importante até na própria economia do Reino Unido, sobretudo na área social, uma vez que o serviço de saúde do Reino Unido depende de muitos profissionais portugueses, explicará o estado atual da economia da Região e relembrará aos emigrantes que a Madeira estará sempre «receptiva a acolhê-los, quer como investidores, quer como residentes».
A meados do ano passado no mesmo espaço o Presidente do Governo Regional garantia o balcão do Brexit, que colocou a funcionar na Loja do Cidadão, como instrumento ao serviço exclusivo de todos os madeirenses que residem no Reino Unido, ao qual os interessados podem recorrer sempre que necessitem de obter informações ou tratar de problemas em qualquer área do executivo madeirense.
Uma ajuda em três dimensões, pois para além da presencial, a comunidade pode recorrer a este serviço por telefone e através da internet, de modo a resolver problemas burocráticos que decorrem do Brexit.
In «DIÁRIO»