A Oxalá Editora, vocacionada para a publicação de autores da diáspora, está à procura de poemas de portugueses no estrangeiro para a publicação da terceira Antologia de Poetas Lusófonos na Diáspora, a ser publicada na primavera de 2020.
A segunda edição da antologia lançada em 2018 reuniu mais de duas dezenas de poetas residentes na Europa, Canadá, Macau, Brasil, etc. “Foi uma ideia que surgiu devido ao facto de termos recebido imensos pedidos de informação de poetas que desejam ver os seus poemas publicados. Uma vez que as pessoas são confrontadas com as dificuldades no mercado da distribuição, decidimos que seria mais viável integrá-las numa coletânea”, explicou Mário dos Santos, editor e responsável pela Oxalá Editora.
A editora, sediada em Dortmund, na Alemanha, foi criada em junho de 2015 e tem um já longo catálogo de obras de autores da diáspora lusa. Com 2,3 milhões de portugueses a viver fora do país, Mário dos Santos acredita que “na diáspora há muita gente que escreve com qualidade”, e afirma que a Oxalá pretende fazer um trabalho de “descoberta desses autores”.
“Numa antologia podemos inserir poetas de vários continentes, ver e sentir quais são as preocupações poéticas dos portugueses e autores de expressão portuguesa residentes em diversos países” referiu Mário dos Santos, acrescentando que “a saudade é um elemento muito importante para quem escreve poesia na diáspora”.
A terceira antologia é coordenada pela poetisa Maria do Rosário Loures. Os poemas devem ser enviados através do endereço eletrónico até ao dia 15 de março de 2020, acompanhados da respetiva ficha de inscrição. Os interessados poderão consultar o regulamento em www.oxalaeditora.com