A Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) assinou um protocolo de colaboração com as associações Portuguese American Postgraduate Society (PAPS), Associação de Diplomados Portugueses em França (AGRAfr), e Associação de Pós-graduados Portugueses na Alemanha (ASPPA).

ProtocoloReforcaAssociacoes

O acordo foi celebrado 8.º Fórum Anual de Graduados Portugueses no Estrangeiro (GraPE 2019), que decorreu na Universidade de Coimbra no dia 27 de dezembro. O protocolo foi assinado pelo vice−presidente da FCT, José Paulo Esperança, pela presidente da PAPS, Sílvia Curado, pela presidente da ASPPA, Sofia Figueiredo, e pelo presidente da AGRAfr, Richard Tavares.

O protocolo situa-se na área da diplomacia económica, uma colaboração semelhante à já em funcionamento com a Portuguese Association of Researchers and Students in the UK (PARSUK).
O ministro Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, que tinha participado na sessão de abertura do evento, afirmou que o protocolo “é um pequeno passo para dar um apoio às associações para criarem um conselho científico, para se profissionalizarem e apoiarem as embaixadas”.

In «Bom Dia Europa»