A Madeira será a região de honra da edição da 2020 do InPortugal, o maior evento de promoção de Portugal na Europa, que se realiza entre 14 e 17 de maio, em Paris.
Para além da presença de empresas madeirenses, o InPortugal (anteriormente denominado de Salão do Imobiliário e do Turismo português em Paris) será palco de um conjunto de conferências, que terão a Região Autónoma como elemento central.
As características únicas da Madeira estarão ainda presentes no Salão através de uma série de experiências e animações, que levarão os visitantes a emergir no verdadeiro espírito da Ilha.
A participação da Madeira no Salão representa uma aposta na promoção e captação de investimento externo para o mercado imobiliário da região, quer comercial, quer residencial, contribuindo assim para o crescimento da economia madeirense.
Em 2018, os imóveis adquiridos por não residentes estrangeiros chegaram a um valor global de 62,3 milhões de euros, sendo que cerca de 10% desses mesmos imóveis foi adquirido por franceses.
«É com muito orgulho que participamos no maior certame em Paris na área do imobiliário português, como Região de Honra. A presença do Governo Regional neste tipo de eventos, através da Invest Madeira, que cultiva um excelente relacionamento com todas as empresas do setor imobiliário, tem sido fundamental para o crescimento deste mercado na Região. A prova desta atuação é o crescente interesse de empresários que querem associar-se a feiras temáticas com o Governo Regional, bem como a novos investidores que procuram a Ilha tanto para investir como parar viver», refere Miguel Albuquerque,Presidente do Governo Regional da Madeira.
Porquê a Madeira?
Para o InPortugal, «era um objetivo ter a Madeira como região de honra convidada». A região venceu pela 5ª vez o prémio de Melhor Destino Insular do Mundo, tem uma tradição de hospitalidade única e coloca-se cada vez mais na linha da frente na captação de investimento estrangeiro.
«A Madeira tem características únicas que estamos muito entusiasmados por apresentar aos visitantes do salão. A qualidade de vida, a gastronomia, o clima, uma oferta imobiliária interessante pela autenticidade e arquitectura, o florescer do ecossistema de startups, e o dinamismo do sector do turismo, nomeadamente do turismo de eventos, são algumas das mais valias desta região ímpar», destaca Ricardo Simões, diretor do InPortugal.
A França é um dos três principais países que mais contribui para o turismo na Região com 9,2% das dormidas, após o Reino Unido e a Alemanha. Em 2018, a Madeira foi visitada por 163 mil cidadãos franceses.
Mas nem só no turismo se sente uma forte presença francófona. A França é a terceira nacionalidade que mais investe em imobiliário na Madeira, atrás do Alemanha e do Reino Unido.
«É imperativo acompanhar as tendências do mercado imobiliário, e estar presente nos eventos onde a Madeira e os seus empresários têm produto de qualidade para oferecer. Acima de tudo queremos reforçar o clima de estabilidade económico que se vive na Madeira e a segurança que é um dos pontos principais de quem nos procura e investe», reforça o Presidente do Governo Regional da Madeira.
O InPortugal apresenta-se como uma evolução natural do Salão do Imobiliário e do Turismo português em Paris, agora com ainda mais ambição e dinamismo, acompanhando as tendências do mercado e consolidando a aposta no mercado francófono.
O InPortugal é um salão internacional exclusivamente português, criado em 2012, direcionado para o público francófono que quer residir, investir, empreender, estudar ou visitar Portugal.
Na bagagem tem já um portfólio extenso de sucessos, tendo contribuído fortemente, desde a sua formação, para o ‘boom’ da procura francófona de bens imobiliários e de investimento em Portugal.
O Salão já reuniu 75 mil pessoas desde 2012, e pretende receber, nesta nona edição, cerca de 12 mil visitantes. Com uma área de 5.000 metros quadrados, vai contar com a presença de cerca de 200 expositores.
Além dos expositores, o InPortugal terá ainda um programa composto por 40 conferências e apresentações, com temas que vão do investimento às novas tendências do imobiliário, passando pela saúde, empreendedorismo, fiscalidade, sustentabilidade e turismo.