António Mestre gosta de decorar a sua casa para o Natal mas desta vez os vizinhos dizem que o português de 58 anos foi longe demais.

PortuguesEnlouquece

“O piscar das luzes há já mais de um mês está a enlouquecer-nos”, diz um vizinho do português na cidade de Zofingen. Outros falam de “poluição visual”, enquanto que o senhorio de António Mestre já lhe pediu para apagar as iluminações natalícias mais cedo.

Entrevistado pela televisão suíça Télé M1, Mestre afirma que nada no seu contrato de arrendamento proíbe a instalação das decorações natalícias e recorda que “há mais de 20 anos que instala as luzes sem problemas”.
Os vizinhos pediram ao português que pelo menos apague as suas luzes às 22 horas, mas Mestre defende que meia-noite é a hora mais adequada: “gosto de sair cá fora antes de me deitar e ver as iluminações”.

O jornal 20 Minutes recorda que o senhorio tem o direito de determinar o aspeto da fachada do prédio que aluga, mas – por outro lado – uma decisão do tribunal federal suíço de 2013 determinou, numa situação semelhante, que as iluminações de Natal são um costume festivo e que não perturba a calma pública e que deveriam ser toleradas até à uma da manhã entre o primeiro dia do calendário do advento e até dia 6 de janeiro...

In «Bom dia Europa»