Integrado no calendário anual do turismo sul-africano, o “Free State Madeira Flower Festival” realizou-se de 28 de Novembro a 1 de Dezembro, na cidade de Parys, e registou a participação de milhares de pessoas, que classificaram como absolutamente espectacular o desfile dos carros alegóricos, artisticamente decorados com arranjos florais muito coloridos e de grande dimensão.

FreeStateFlowerFestival

O festival teve início na quinta-feira com a realização do Forum Florícola e o torneio de golfe com fins caritativos. Na sexta-feira, houve uma exposição de flores e no sábado uma recepção comemorativa do evento, destinada a convidados.

O grande desfile dos carros alegóricos realizou-se no sábado ao longo da principal avenida de Parys e o programa da noite foi preenchido por um espectáculo musical.

O “Powerboat” encerrou, no domingo, 1 de Dezembro, o festival de Parys inspirado na Festa da Flor no Funchal, que registou ao longo do fim de semana as presenças da premier do Free State, Sisi Ntombela, e do seu antecessor naquelas funções, Ace Magashule, actual secretário-geral do ANC.

O embaixador de Portugal, Manuel Carvalho, assistiu à parada dos carros alegóricos, mas este ano a festa não contou com a habitual representação do Governo Regional da Madeira, pelo facto do novo executivo se encontrar em fase de constituição e ocupado com a discussão parlamentar do programa de governo.

A prevista deslocação do novo director regional das Comunidades, Rui Abreu, à África do Sul não chegou a concretizar-se em virtude da sua nomeação para aquelas funções oficiais não ter sido publicada em Diário da República em tempo oportuno.

In «O Século de Joanesburgo»