O fogo-de-artifício continua a fazer a Madeira brilhar. Lisboa e Porto também brilham no top 15 da European Best Destinations.

FimDeAnoMadeira

O “cenário magnificente”, de uma “beleza rara”. Mas, claro, também o “célebre espectáculo de fogo-de-artifício”. São algumas das principais razões que levaram a European Best Destinations a eleger uma vez mais o Funchal e a Madeira para a liderança dos melhores destinos para despedir-se do ano velho e entrar em grande em 2020. Atrás das “belezas” madeirenses, que recentemente valeram mais um “óscar” do turismo como melhor destino insular do mundo, estão Londres, Berlim e Paris.

Este ano, o espectáculo de fogo-de-artifício na Madeira “terá uma duração de cerca de oito minutos e estará distribuído por diversos postos de queima de fogo localizados no anfiteatro do Funchal, na orla marítima e baixa citadina, no mar e um posto na ilha do Porto Santo”, informou a autarquia local. De recordar que o show ​já chegou a ser considerado "o maior espectáculo de fogo-de-artifício do mundo” pelo Livro de Recordes Guinness.

A European Best Destinations – site que habitualmente organiza votações dos melhores locais turísticos europeus, incluindo a aguerrida “batalha” para Destino Europeu do Ano, que este ano deixou Braga em 2.º lugar – escolheu ainda Lisboa e Porto para o top 15 das passagens de ano.

O Porto surge logo em 6.º lugar, atrás de Edimburgo e à frente de Bruxelas. Destacam-se as celebrações com epicentro na Avenida dos Aliados, com música e espectáculo pirotécnico, e, tal como para a Madeira, sugere-se também a opção de fazer a festa a navegar. Na Invicta, o site lembra ainda que vale a pena prolongar a festa pelos bares e discotecas da cidade.

Atrás de Praga e à frente de Estocolmo encontramos Lisboa: está em 12.º lugar no top e em grande parte por causa das celebrações no Terreiro do Paço, “a maior sala de visitas de Lisboa” transformada “em salão de festas gigante”. A “vista fabulosa” para o rio e os concertos também são destacados.

O site European Best Destinations pertence à European Consumers Choice (ECC), uma “organização sem fins lucrativos de consumidores e especialistas” com sede em Bruxelas dedicada a “avaliar produtos e serviços”. Além da eleição anual do Destino Europeu do Ano (que Lisboa e Porto já conquistaram), também divulga listas das melhores praias ou as melhores caminhadas da Europa (no caso, também com Portugal, graças a Lagoa, a liderar o top).

In «Publico»