A ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, garantiu esta quarta-feira que a simplificação dos vistos e o ensino do português são as prioridades do Governo para a integração de imigrantes no país.

MinistraPrometeSimplificar

"Temos cada vez mais imigrantes a chegar, o trabalho de regularização é imprescindível que seja feito", afirmou a ministra no final de uma conferência, em Lisboa, para assinalar os 30 anos da Convenção sobre os Direitos da Criança e os 40 anos da UNICEF em Portugal.

A governante defendeu que com a simplificação dos processos de regularização será possível "mais rapidamente" fazer com que as pessoas deixem de passar por um demorado "período transitório" entre chegarem ao país e estarem regularizados para "poderem entrar nos canais normais".

"Esse trabalho de simplificação dos vistos e do ensino do português são duas condições fundamentais para a integração de imigrantes e são as nossas prioridades", frisou em declarações aos jornalistas no final de uma intervenção em que defendeu ser fundamental "regular os fluxos migratórios".

Mariana Vieira da Silva alegou que a medida é necessária para as famílias e para o desenvolvimento económico do país.

Numa intervenção anterior, a provedora de Justiça, Lúcia Amaral, alertou para as dificuldades que enfrentam os omigrantes oriundos de outros continentes, nomeadamente da Ásia, pela barreira linguística, pelas demora no atendimento na Segurança Social e no Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, bem como pelas condições em ficam retidos nos aeroportos os cidadãos que entram irregularmente no país, por vezes acompanhados por crianças.

In «JN»