Foram 865 os portugueses que, em 2018, entraram no Canadá. Os dados são do ‘Citizenship and Immigration Canada’ e foram divulgados pelo Obsservatório da Emigração.

EmigracaoPortuguesCanada


O departamento oficial de estatística contabilizou um total de 321.060 entradas de estrangeiros em território canadiano naquele ano, representando a emigração portuguesa, 0.3 por cento desse total.
“Com o crescimento registado em 2018, atingiu-se um novo máximo de entradas de portugueses em território canadiano durante este século”, destaca esta uma estrutura técnica e de investigação independente integrada no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do ISCTE-IUL.
Desde 2000, o número de entradas de portugueses no Canadá tem oscilado com frequência, embora predomine uma tendência para a sua subida, refere ainda.
Durante o período em análise, o valor mais baixo de entradas registou-se em 2003, quando apenas 329 portugueses emigraram para o Canadá.
“Em 2017, registou-se uma nova descida da emigração portuguesa para o Canadá. Contudo, podemos agora afirmar que se tratou de uma nova oscilação e não de uma reversão da tendência de subida”, conclui.

In «Mundo Português»