A Comissão Permanente da Assembleia Legislativa da Madeira aprovou, hoje, por unanimidade, a proposta do PSD e CDS-PP de atribuição da Medalha de Mérito da Região ao cardeal D. Tolentino Mendonça.

MedalhaDeMeritoAtribuida

A entrega da distinção está agora dependente da agenda do cardeal, mas a Assembleia Legislativa espera fazê-lo até ao final do ano.

A Medalha de Mérito da Região Autónoma da Madeira é atribuída pela Assembleia Legislativa às “entidades singulares ou colectivas, públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras, em vida ou a título póstumo, que tenham prestado assinaláveis serviços à região ou que por qualquer motivo a região entenda dever distinguir”.

A medalha já foi atribuída ao bispo Francisco Santana (1982), a0 fundador do PSD Francisco Sá Carneiro (1982), ao primeiro presidente do Governo Regional, Jaime Ornelas Camacho (2001), a Cristiano Ronaldo (2014) e ao anterior presidente do executivo do arquipélago, Alberto João Jardim (2018).

A 5 de Outubro último, Tolentino Mendonça tornou-se no 46.º cardeal português (2.º madeirense) da História, numa cerimónia no Vaticano, presidida pelo papa Francisco.

Natural de Machico, Tolentino entrou no seminário aos 11 anos. Doutorado em Teologia Bíblica, é um nome essencial da poesia portuguesa contemporânea, tendo já recebido vários prémios. É actualmente arquivista e bibliotecário do Vaticano.

In «DIÁRIO»