A luso-descendente Laura Ferreira, de 26 anos de idade, foi a vencedora deste ano do consurso Pesquisa de Novos Talentos (New Talent Search em designação inglesa), que teve lugar no mês passado em Sandton City, Joanesburgo, organizado pela South Africa Fashion Week (SAFW), cujo objectivo é a descoberta de jovens estilistas de moda. Filha de Eddy Ferreira e Rosa Ferreira, de origem madeirense, Laura Ferreira é diretora e fundadora da House of Lucent, situada na Cidade do Cabo e especializada em marca de roupas femininas. Atualmente está a estudar bacharelato em Administração de Empresas.

LauraFerreira

 

Para poder conquistar o troféu de 2019, a portuguesa mostrou uma coleção de "clássicos modernos", uma mistura de silhuetas e outros cortes femininos. Todos os tecidos e acabamentos eram naturais, o que lhe valeu uma boa pontuação do júri. Entre outras peças, de salientar os acessórios com chapéus de palha e ráfia. As modelos percorreram o palco com artigos de cortiça, como luvas, botas e bolsas de ‘crossbody moon’ O CONCURSO Após meses de intensa criatividade e trabalho duro, a SA Fashion Week divulgou as sete finalistas selecionadas por um painel diversificado que incluia algumas figuras de destaque na indústria de moda sul-africana.

A Pesquisa de Novos Talentos da SA Fashion Week é o prémio de moda mais definitivo do sector na África do Sul. Fundada em 1998, esta competição serve como um trampolim para os ‘designers’ que participam, garantindo aos selecionados várias oportunidades de crescimento a longo prazo. Agora, no 21º ano, a Pesquisa de Novos Talentos é ilustrativa do compromisso de longo prazo da SA Fashion Week, com o desenvolvimento do talento de ‘design’ de moda da África do Sul. Os ‘designers’ que demonstram um forte potencial de crescimento comercial são apoiados na transição de um pequeno negócio criativo para outro que não é apenas sustentável, mas também ajudará na criação de empregos e contribuirá para o crescimento da indústria local. Além disso, a ‘New Talent Search’ fornece informações valiosas do sector e oportunidade para os participantes bem-sucedidos mostrarem suas habilidades e trabalharem estreitamente com a Media, compradores e novos clientes. A competição oferece ainda oportunidade de conhecer novas caras de outras áreas geográficas, expandindo sua rede criativa. Há também vários benefícios financeiros para os vencedores, que conseguem fundos essenciais e orientação para iniciar seus negócios.

O objetivo da Pesquisa de Novos Talentos de 2019 era moldar o futuro da moda sustentável. Os participantes foram convidados a considerar as tendências mundiais de 2020 e enviar um portfólio detalhado de sua coleção, composta por sete (7) ‘looks’. Os envolvidos foram instruídos a combinar formas, estilos e construções contemporâneos com sua inspiração criativa. Essencial foi a realização de pesquisas substanciais para garantir uma compreensão da moda e a importância do papel do estilista na definição de seu futuro. O júri da final da Pesquisa de Novos Talentos da SA Fashion Week de 2019 contou com cinco destacados membros da indústria: Leigh Toselli, editora freelancer, estilista e produtora - especialista em moda, beleza e decoração; Jackie May (Twyg), editora e escritora; Cyril Naicker, coordenadora nacional da revolução da moda; Annette Pringle, agente da moda; Emelda Mashamaite, compradora.

O vencedor da Pesquisa de Novos Talentos recebe R30. 000-00 para o desenvolvimento da coleção SS21 do estilista, em colaboração com o agente da moda; representação do agente por um ano, no valor de R11.400-00; ‘showcase’ na pesquisa de novos talentos de 2020, no valor de R12.500-00; uma estante gratuita no SAFW ‘Designer Pop-Up’, no valor de R6.000-00. Todos os finalistas recebem uma estante gratuita na SS20 Trade Show, onde têm a oportunidade inestimável de fazer pesquisa de mercado, promover e vender junto de boutiques, lojas e através de online. Estima-se em R60.000-00 o valor total do prémio. A SA Fashion Week alinha apenas às marcas premium que entendem o poder e a influência da indústria criativa da moda e o impacto positivo que pode ter na economia sul africana.

In «O Século de Joanesburgo»