Saiba como votar

VotoPostal

 

Voto Postal:

  1. No boletim de voto marque com uma cruz o quadrado que está à frente da força política que escolheu.
  2. Depois fazer a cruz, dobre o boletim de voto em quatro e, de seguida, introduza-o no envelope verde. Feche-o, dobre-o pelo tracejado indicado no mesmo, por forma a não dobrar o boletim de voto no interior.
  3. De seguida pegue no invólucro resposta (folha A4 onde já estão impressos os seus dados: nome, número de identificação civil, morada, consulado e país) dobre em três respeitando as dobras já existentes, coloque o envelope verde e a fotocópia do seu documento de identificação (Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade) na parte central e cole fechando assim o involucro resposta.
  4. Certifique-se de que está bem colado e fechado.

* Não necessita de selos de correio

   Para eventual esclarecimento de dúvidas relativamente à expedição do envelope, contacte o consulado da sua área de residência.

 

Poderá consultar ainda o vídeo explicativo:

https://www.sg.mai.gov.pt/Paginas/VotoViaPostal.html

 

 

Eleição dos Deputados à Assembleia de República - VENEZUELA

Na existência de problemas com os correios venezuelanos, no ato de envio dos boletins de voto para as Eleições para a Assembleia de República, poderá dirigir-se ao Consulado-Geral de Portugal em Caracas e entregar o seu envelope devidamente fechado e preparado para ser expedido. 

Nota: A data limite para entrega de votos é segunda-feira até às 13H30. 

 

 

Se optou por votar presencialmente:

Deve dirigir-se, nos dias da votação (dia da eleição e dia anterior), às assembleias de voto constituídas para o efeito que funcionam nas secções e postos consulares, indicar o seu nome e apresentar o seu documento de identificação civil, se o tiver.

Na falta deste documento, a identificação do eleitor faz-se por meio de qualquer outro documento oficial que contenha fotografia atualizada, ou através de dois cidadãos eleitores que atestem, sob compromisso de honra, a sua identidade, ou ainda por reconhecimento unânime dos membros da mesa.

Nota: A data limite para escolha do voto presencial terminou a 6 de agosto.