Foi celebrado na sede do Luso África/Terras do Norte, em Primrose, o 22.º aniversário do Festival da Federação Portuguesa de Folclore na África do Sul, com a presença do cônsul-geral de Portugal em Joanesburgo, Francisco-Xavier de Meireles, o presidente do folclore português na África do Sul, José Ferreira, e mais de 300 pessoas que foram ao almoço de convívio para apoiar a tradição e a cultura portuguesas neste festival anual.

22AniversarioFestivalFolclore

O mestre de cerimónias foi Alexandre Santos, que abriu o festival agradecendo a presença de todos, tendo dado depois a palavra ao presidente da Federação de Folclore Português na África do Sul, José Ferreira, que disse: “Na ocasião deste 22º Festival que hoje celebramos na sede do Grupo Terras do Norte, desejo saudar-vos a todos e agradecer o vosso apoio e presença esperando que o Festival seja mais um êxito na promoção da nossa música e cantares tradicionais de Portugal. Saúdo também todos os Ranchos e Grupos Folclóricos filiados na Federação que participam no Festival, estando ciente do seu desejo em vos apresentar um pouco da nossa cultura. Espero que todos vós disfrutem do espectáculo para que todos se possam orgulhar dos nossos costumes e tradições e que manifestem com os vossos aplausos a actuação dos ranchos hoje aqui presentes e mais uma vez quero agradecer o vosso apoio e suporte a estes valorosos grupos de homens, mulheres, jovens e crianças que vieram honrar o nome de Portugal.”

Em seguida foi dada a palavra ao cônsul-geral de Portugal que esclareceu o programa do apoio ao Regresso a Portugal, fazendo também um apelo à comunidade para votar nas eleições para deputados à Assembleia da República, pedindo a todos os eleitores que não receberem o seu voto pelo correio o favor de informarem os serviços consulares.

Depois do almoço, actuaram os ranchos folclóricos que foram muito aplaudidos, tendo todos os membros recebido uma medalha comemorativa da sua participação no Festival, entregue pelo presidente José Ferreira e pela sua esposa Júlia Ferreira.

Alexandre Santos agradeceu, por fim, aos patrocinadores – a M.M.A. Engineering, Propact, Victor Garrana, SP Pereira, Manny Vieira e João Costa – que muito têm contribuido para a realização deste festival.

In «O Século de Joanesburgo»