Albuquerque tirou dezenas de selfies e houve quem cantasse o trecho do PSD-M

OrgulhoMadeirense

«Sou do quinto melhor bairro da Europa». Foi desta maneira que Marco Fernandes se apresentou a Miguel Albuquerque no People’s Park em Jersey onde decorre o Portuguese Festival Food pedindo de imediato para tirar um selfie com o governante. «Sou da Nazaré com muito orgulho», sentenciou a declaração satisfazendo a curiosidade do governante.
Ali mesmo ao lado estava a família Marques. Nelson Marques chegou oriundo da Venezuela. Fazia de tudo para ganhar para comer e ajudar os pais. Mas o tudo não chegada. «Resolvi vir para Jersey e estou muito agradecido às minhas tias» dizia olhando para as três mulheres que estavam sentadas a seu lado esquerdo numa das centenas que estavam lotadas quase todas com sangria em cima da mesa. De quando em vez passavam pratos de frango e de espetada.
«Sabe porque estou aqui?», questionava Cláudia Marques esperando pela resposta que não saiu. «Pelo dinheiro. Não fosse por ele estava na minha terra», dizia a emigrante que já está em Jersey há três décadas e por isso mesmo mostrava-se pouco preocupada com a saída do Reino Unido da União Europeia tal como o sentimento de Raquel Silva que há 30 anos cuida de idosos.
Depoimentos e desabafos que Miguel Albuquerque não ouviu por andar entre as muitas centenas de conterrâneos que recorriam aos telemóveis para registar a fotografia de praxe.
«Hoje em dia quase todos querem tirar uma selfie. Levo horas nisto, mas não importa. Gosto»., numa altura em que era puxado para tirar outra, curiosamente sob o olhar sorridente e surpreendido do primeiro-ministro de jersey e do Mayor de Jersey que iam comentando a demora do governante pelas barracas de todos o recinto, talvez porque a hora do jantar há muito tinha passado.
No palco, Vasco desfilava músicas românticas – Lúcia Meu Amor – para delícia dos casais que estavam na frente do palco. Albuquerque não estava com pressa. Dicara para trás. Sentou-se junto às mesas. Falou, bebeu, comeu e cantarolou quando José presenteou-o com trecho «quem é que não achas, que é PSD-M que põe a Madeira em Marcha». Os emigrantes agradeceram.

In «Diário» Impresso