Decorreu na segunda-feira 10 de Junho, nos jardins da residência da Embaixada de Portugal em Pretória, uma recepção por parte da representação diplomática em celebração do Dia de Portugal, que contou com a presença da secretária de Estado portuguesa da Administração Interna, Isabel Oneto, e do representnte especial do Governo sul-africano, o director-geral interino do Ministério das Empresas Estatais, Thuto Shomang.

RecepcaoEmbaixada

Vários convidados estiverem presentes, membros da Comunidade portuguesa e elementos das representações diplomáticas em Pretória.

Os jardins estavam repletos de placards com uma exposição organizada pelo Camões Instituto da Cooperação e da Língua, sobre os 20 anos da atribuição do Prémio Nobel da Literatura ao escritor português José Saramago. Várias tendas estavam presentes, como a do Nando’s, Wines of the World e Pastelaria Princesa. Houve também um balcão do café português Nicola.

A cerimónia começou com o cantor Roberto Adão, acompanhado pela banda da Polícia sul-africana, a entoar os hinos nacionais de Portugal e da África do Sul.

Seguidamente, o embaixador de Portugal, Manuel de Carvalho discursou.

In «o Século de Joanesburgo»