FMG2019CapaFacebook

O IV Fórum Madeira Global reunirá centena e meia de emigrantes e madeirenses no dia 24 do próximo mês. Miguel Albuquerque presidirá à abertura do encontro.
A Secretaria Regional de Educação, entidade responsável, no âmbito do Governo Regional pelas Comunidades Madeirenses espalhadas pelo Mundo, leva a efeito, no dia 24 de Julho, o IV Fórum Madeira Global.


O encontro terá lugar no Hotel Savoy Palace e tem como objetivo primordial dar voz às comunidades madeirenses na definição da política regional destinada ao aprofundamento dos laços que unem madeirenses, independentemente do local onde residam.


Podem participar no encontro mediante inscrição prévia, os emigrantes madeirenses e seus descentes, maiores de 18 anos, residentes no estrangeiro ou regressados à região há menos de dois anos.


Os participantes darão um contributo importante no debate alargado sobre a modalidade da participação política dos emigrantes e dos seus descendentes nas comunidades de acolhimento.


De resto, a primeira parte dos trabalhos, que ocupará a grande parte da manhã, integra uma mesa redonda subordinada ao tema «A participação política nos países de acolhimento».


Esta mesa redonda contará com as intervenções do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Luis Carneiro, Manuel Correia de Jesus, do ex-mayor, Diogo Rodrigues, da Deputada madeirense do Parlamento de Jersey, Carina Alves.


Já a segunda mesa redonda, que ocupará os trabalhos da parte da tarde será composta pelo Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, Tranquada Gomes, pelo Secretário Regional de Educação, Jorge de Carvalho e pela ex Secretária de Estado da Emigração e Comunidades, Manuela Aguiar, irá debruçar-se sobre a temática: «A participação política em Portugal».


O programa completa-se com a reunião plenária dos representantes da comunidades agendada para as 17H00 e às 18H00 serão lidas as conclusões.

«In Diário»


Para mais informações contactar: 291203805
Inscrições em: https://bit.ly/2JZiL60