Luís Oliveira, diretor pedagógico da Escola Profissional de Hotelaria e Turismo da Madeira (EPHTM), e Ana Cristina Monteiro, presidente da VENECOM, celebraram ontem um protocolo em que a escola se compromete e desenvolver cursos de curta duração de português para estrangeiros, gratuitos, e a VENECOM se compromete a dar a conhecer a oferta formativa da EPHTM aos lusodescendentes e aos venezuelanos que vivem na Região.

HotelariaCativaJovensLusodescendetes

O momento contou com a presença de quatro jovens lusodescendentes que estão a frequentar cursos de cozinha e de pastelaria na escola e sobre os quais o diretor teceu elogios relativamente à retidão, empenho e dedicação aos respetivos cursos.

Houve a oportunidade para Ana Cristina Monteiro e Marilin Moniz (vice-presidente) ficarem a conhecer as aspirações dos jovens conterâneos, algo que as deixou bastante satisfeitas perante respostas como “quero ser um grande chef e ganhar uma estrela Michelin”. Ficaram a saber também que um dos jovens, residente na ilha há apenas dois anos, concilia o curso com o trabalho num restaurante da Zona Velha, e que um outro está a acabar o curso e já tem propostas de trabalho.

Luís Oliveira frisou que os cursos da escola hoteleira são muito valorizadores pelos empregadores, não só da Região como de fora.

In «JM»