Para além dos diversos eventos organizados pela Casa da Madeira em Toronto, ao longo de todo ano, é por meados de Abril, que se realiza nas instalações da mesma ,a Semana Cultural Madeirense para prestar homenagem aos seus Fundadores, sócios, dirigentes, amigos e visitantes daquela grandiosa Instituição Social e Cultural Madeirense.
O evento teve inicio no passado dia 27 de Abril, na sua sede em Toronto.
Mesmo com temperaturas negativas, a comunidade marcou presença para participar, nas cerimónias de abertura. No exterior em frente à sua sede, mesmo com forte soprar do vento frio que fazia sentir, fizeram subiram lentamente as bandeiras no mastro, com o entoar do Hinos, do Canadá, de Portugal e da Região Autónoma da Madeira na voz do jovem Luso descendente madeirense, Jonathan Garcia.
No seguimento da cerimónia, procederam ao brinde com Madeira de honra, acompanhado com tradicional bolo de mel Madeirense , tendo de seguida usado da palavra o Presidente da actual da colectividade Luis Bettencourt e o actual Conselheiro das comunidades Madeirense no Canada, José Rodrigues, enaltecendo e agradecendo aos sócios e respectivas comunidades por todo empenho e dedicação a Casa da Madeira de Toronto.
Trata-se de um evento de grande envergadura, de enorme importância, sempre aguardado pelos madeirenses, e por toda comunidade portuguesa em geral,com grande entusiasmo, regozijo, exaltação e paixão, num quadro tradicional madeirense das suas festas e tradições, transformando a sede daquela Casa, num espaço de bem receber e de salutar convívio entre todas as Comunidades presentes.
De realçar, que para além de seu programa atractivo e aprazível, quer na área da gastronomia, ou da animação, a Casa da Madeira como sempre, exibe um certame, com vários mostruários alusivos ao Património Cultural Madeirense, composto por diversas peças de tapeçaria, artesanato, produtos agrícolas,entre muitas outras peças de memorabilia madeirense, muitas das quais disponibilizadas pelos seus sócios exclusivamente para este evento em particular. Foram apresentados diversos vídeos da R.A.M ,das tradições madeirenses, festas regionais entres outros eventos e cartazes turísticos da região. Este ano pela primeira vez, e umas das novidades do evento, a Casa da Madeira apresentou uma secção do certame exclusivamente dedicada ao seu ilustre embaixador e Conterrâneo Cristiano Ronaldo, onde estiveram expostas várias peças alusivas a Cristiano Ronaldo e umas botas de uma edição especial comemorativa da Selecção de Portugal doadas a Casa da Madeira de Toronto pelo Museu CR7, que foram usadas pelo Capitão da Selecção de Portugal, nos jogos da Taça das Confederações da Rússia em 2017.
Alem da exposição CR7, foi incluído no programa da Semana Cultural um dia dedicado a Cristiano Ronaldo.
Numa alusão ao ilustre artista popular madeirense Maximiano de Sousa , a Casa da Madeira apresentou a noite do MAX, na qual vários temas populares do saudoso cantor, foram interpretadas pelo cantor madeirense radicado no Canada Décio Gonçalves , acompanhado pelo duo Os Pestinhas. Inclusive o Conselheiro das Comunidades Madeirenses José Rodrigues que no seu manifesto de grande orgulhoso e paixão pelas suas origens ,sem hesitar subiu ao palco e acompanhou os artistas na grande noite de MAX.
Todo elenco artístico da semana Cultural Madeirense , pela primeira vez foi composto exclusivamente por artistas Comunidade local.
Na área da Gastronomia , também pela primeira vez foi servido bolo do caco,amassado e cozido dentro da própria sede. Os bifes de atum, a espada preta acompanhado com milho frito foram alguns dos pratos servidos durante a semana.
O conselheiro das Comunidades Madeirense José Rodrigues , pelo segundo ano consecutivo,na exposição da Semana Cultural Madeirense promove orgulhosamente a R.A.M. através do seu “ Cantinho do Conselheiro” vários quadros ilustrativos relativos a Madeira da sua própria autoria e vários materiais de informação pertinente,e alusivos ao aniversario dos 600 anos, enviado pela Secretaria Regional da Educação.
No âmbito das comemorações dos 600 anos da Descoberta da Madeira , a Casa da Madeira de Toronto expôs alguns cartazes referentes ao evento.
A Semana Cultural Madeirense terminou com as festividades de encerramento no passado sábado dia 4 de Maio , com sucesso,num ambiente de grande festa alegria e satisfação ao som da Karma Band.
. A Comunidade entretanto está já com a mira na Festa do Aniversario da Casa da Madeira, dia 27 de Maio.
Conselheiro da Diáspora Madeirenses
José A.Rodrigues