Lindiwe Sisulu, ministra sul-africana das Relações Internacionais e Cooperação (DIRCO) será homenageada pelo lobby Helenic, Italian, Portuguese e Cipriota (HIP) na Casa da Madeira, em Alberton, na próxima sexta -feira, 3 de maio, num evento com início marcado para 18:30 (19:30 na Região).

MinistraSulAfricana

O evento destina-se a prestar uma homenagem à ministra pela capacidade de organização, prontidão e disponibilização de meios de auxílio humanos e materiais, de forma rápida e eficiente que salvou muitas vidas após o ciclone Idai que causou a maior catástrofe de sempre no hemisfério sul, atingindo Moçambique de forma “evocadora do fim do mundo”, no dizer de muitos moçambicanos e não só. Os ventos devastadores da ação ciclónica fizeram-se sentir, com menor intensidade, nos países vizinhos do Zimbabué e Malavi.

De salientar que o HIP é um ‘lobby’ que aglutina um número significativo de membros das comunidades helénica, italiana, portuguesa e cipriota e é indubitavelmente apoiante do partido governativo, o ANC e que proporciona, através das suas atividades, uma aproximação maior entre os governos da Grécia, Chipre, Itália e Portugal para benefício de todos.

Conforme disse ao JM o coordenador da ala portuguesa, José Nascimento, 21 embaixadores confirmaram a presença naquele ato de agradecimento a Lindiwe Sisulu.

In «JM»