A campanha lançada pelo Governo Regional “Madeira e Porto Santo: Juntos por Moçambique” angariou cerca de dez toneladas entre bens alimentares e de higiene, revelou, na passada quinta-feira, a Secretária Regional da Inclusão e dos Assuntos Sociais.

IdaiCampanhaGovernoMadeira

Rita Andrade revelou que foram angariadas quatro toneladas de água, duas toneladas de alimentos enlatados, duas toneladas de sabão azul e lixívia, 450 quilogramas de fraldas e perto de uma tonelada de roupa.

O Secretário Regional da Saúde, Pedro Ramos, revelou que, com o apoio das 10 distribuidoras de medicamentos na Região, será possível enviar 15 mil unidades de medicamentos para combater a cólera e outras infeções.

“Não podemos ficar de braços cruzados perante esta situação”, observou Pedro Ramos.

Esta campanha teve o apoio do Banco Alimentar Contra a Fome na Madeira, da Cáritas Diocesana do Funchal e da Delegação da Madeira da Cruz Vermelha Portuguesa, aos quais associaram-se entidades privadas nomeadamente o Grupo Sousa, Grupo Enotel, Farmácia Madeira e Farmácia Funchal, e os Distribuidores de Medicamentos da Região Autónoma da Madeira, Diário de Notícias da Madeira, JM e RTP-Madeira.

O material recolhido será enviado no domingo para Moçambique para apoiar a população afetada pelo ciclone ‘Idai’.

O ciclone atingiu a região centro de Moçambique, o Maláui e o Zimbabué em 14 de março.

Em Moçambique, o ciclone fez 602 mortos e 1.641 feridos e afetou mais de 1,5 milhões de pessoas, segundo o mais recente balanço.

O Ministério da Saúde de Moçambique anunciou na terça-feira a sétima morte causada pelo surto de cólera que surgiu a seguir à passagem do ciclone Idai pelo centro do país.

In «Jornal Económico»