Passados 75 anos desde a partida dos 1.206 madeirenses rumo ao Curaçau, numa epopeia que ficou conhecida como a ‘Viagem 1200’ e que ficou marcada pela maior travessia de emigrantes madeirenses alguma vez realizada, eis que o navegador Henrique Afonso vai até esta ilha para encontrar familiares que nunca conheceu.

MadeirenseFamiliaCuracao

O madeirense que está a dar a volta ao Mundo no veleiro ‘Sofia do Mar’ partiu sexta-feira de Martinica, já depois de ter passado por Barbados e Santa Lúcia (Caraíbas), estando prestes a chegar ao Curaçau para então procurar pelos familiares que nunca teve contacto.

A história começa no avô de Henrique Afonso, de seu nome Manuel Afonso Júnior. Emigrou para o Curaçau muito novo e deixou na Madeira a mulher e os filhos, tendo regressado muitos anos depois, já muito doente. Anos mais tarde “umas tias” de Henrique Afonso souberam que tinham “mais três irmãos e duas irmãs que tinham nascido por lá”.

“Como estou próximo vou aproveitar para partir em descoberta dessas pessoas que eu não conheço. São irmãos e irmãs do meu pai, na realidade!”, relatou Henrique Afonso ao DIÁRIO, esclarecendo que tem na sua posse o passaporte do avô, um documento que pode ser fulcral para encontrar os familiares.

In «DN Madeira»