A mostra estará patente ao público até ao próximo dia 24 de Abril.
“Mais do que uma mostra, esta exposição resulta de um extraordinário trabalho de pesquisa e inventariação acerca daquele que é, sem dúvida, um dos elementos que mais se associam à nossa Região, quer do ponto de vista cultural, mas, sobretudo, turístico”.
A afirmação é da Secretária Regional do Turismo e Cultura, Paula Cabaço, que, nesta terça-feira, visitou a exposição ‘Viagens com mais de um século de História’, em exibição no Museu Etnográfico da Madeira (MEM). Uma mostra que retrata o processo produtivo associado aos tradicionais carros de cesto, mas, também, no quotidiano dos próprios carreiros do Monte.
No entender da governante, esta exposição cumpre, simultaneamente, vários objectivos, uma vez que “salvaguarda e promove a história de um produto que está firmemente associado à nossa identidade cultural, reforça a importância do ‘saber fazer’ junto dos mais jovens e assegura a partilha de toda esta informação junto da nossa população, quer residente quer visitante”.
Entendida na sua globalidade e uma vez que aborda as diferentes fases da produção dos carros de cesto, esta talvez seja “a mostra mais completa acerca deste tão vasto património cultural imaterial”, referiu, na ocasião, Paula Cabaço, enaltecendo o empenho e a dedicação da equipa do MEM a mais esta investigação que agora se disponibiliza em registo fotográfico e audiovisual, num trabalho que foi elogiado, inclusive, pelo presidente da Associação dos Carreiros do Monte.
“Estamos perante uma informação que deve ser, a partir de agora, divulgada a vários níveis”, acentuou a secretária regional com a pasta da Cultura, referindo-se, concretamente, à necessidade de se envolver a comunidade escolar em visitas guiadas a esta exposição, mas também a população e os próprios turistas, “fazendo com que estes últimos (visitantes) percebam a história e as origens daquela que é uma das experiências que mais procuram realizar no nosso destino”.
Os conteúdos desta exposição serão igualmente disponibilizados, para consulta do público, no Portal dos Museus.
Acresce referir que esta exposição estará patente ao público, na Sala de Exposições Temporárias do Museu, até ao próximo dia 24 de Abril.~