Foi uma visita diferente à Madeira.

 Culturalcomprogramacheio

O Centro Desportivo Cultural Português, popularmente designado por Cultural de Londres e liderado pelo Madeirense José Manuel Sousa, proporcionou um fim-de-semana alargado para descobrir, recordar e promover a Região.
Contrastando com um número que era habitualmente mais reduzido no ano passado, três dezenas de membros do clube, assim como representantes de outras instituições ligadas à comunidade portuguesa em Londres, integraram a comitiva.


José Manuel Sousa, em conversa com o JM, faz um balanço positivo da viagem organizada, principalmente por ter contado com a participação de membros da Embaixada e do Consulado de Portugal em Londres, assim como várias associações e instituições dedicadas à comunidade portuguesa no Reino Unido, mas que não conheciam ainda a Região. «Várias associações madeirenses e não madeirenses no Reino Unido que participam no dia a dia da nossa comunidade ficaram a conhecer o que é a Madeira. Ficaram radiantes, e nós tentámos que eles fossem recebidos da melhor maneira possível na Região», afirma José Manuel Sousa, com grande orgulho e satisfação.

Destaca a importância da presença da antigo Cônsul de Portugal em Londres nesta viagem, por simbolizar a primeira vez que Joana Gaspar se pôde deslumbrar com a ilha, no mesmo ano que deixou o cargo, um ideia que nasceu no seu jantar de despedida. «Ela ouvia falar da Camacha, do Funchal, da Calheta, do Porto Moniz, de Santana, de Santa Cruz, mas nunca lá tinha estado, em quatro anos a lidar com os madeirenses», sustenta, destacando esta ideia do Centro Cultural e sublinhando a sua importância na promoção da Madeira, ao conhecer a festas tradicionais da ilha, como é o caso das festas de Santo Amaro, que ainda decorrem. Salienta ainda a presença de Maria João Morgado, quadro do Consulado, Lino Santos, presidente da Associação Portuguesa de Crawley, Lino Miguel, do Centro Comunitário Português em Londres, entre outros representantes, tendo sido «uma honra trazê-los e recebê-los».


Para além de embarcar nas Festas de Santo Amaro em Santa Cruz e de também ter sido recebida por Filipe Sousa nos paços do Concelho, a comitiva teve um programa bem recheado. Foi recebida pelo Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, e pelo secretário Regional Jorge de Carvalho, que tutela as Comunidades na Quinta Vigia, seguido de uma recepção «excepcional» na Casa dos Salgados, na Camacha, «que fica de recordação para sempre». Uma cortesia JM e da C.Santos. A comitiva não prescindiu de conhecer vários recantos da «Perola do Atlântico», como o miradouro do Cabo Girão, a Vila da Ribeira Brava, Calheta, Santana, Machico e Caniçal.

 

In «JM Impresso»