Almoço conjunto da Academia-Mãe do Bacalhau e Consulado-Geral de Portugal dedicado a portugueses mais carenciados da Comunidade no “Nando’s Central Kitchen”.

AlmocoConjunto

Foi na quinta-feira, 6 de Dezembro, que cerca de 80 pessoas, entre compadres, comadres e convidados se reuniram no Nando’s Central Kitchen, em Lorentzville, Joanesburgo. Um almoço de Natal que o Consulado-Geral de Portugal ofereceu a alguns dos membros mais carenciados da Comunidade portuguesa em Joanesburgo. Beneficiários dos subsídios de inserção social e pensões de sobrevivência, bem como a alguns membros do Lar Rainha Santa Isabel, Lar Nossa Senhora de Fátima e ao Centro de Dia Coração de Maria. Almoço este que foi patrocinado pela própria empresa Nando’s e pelos compadres da Academia do Bacalhau de Joanesburgo. As entradas foram servidas, pastéis e pataniscas de bacalhau.A sopa, de galinha e grão-de-bico, foi também servida. Só pelas 13h35 é que o presidente José Contente soou o badalo e pediu a todos para cantarem o “Gavião de Penacho”, “tom” do brinde dado pelo próprio presidente Contente.

O presidente deu as boas-vindas a todos os presentes e deu a palavra ao compadre Francisco-Xavier de Meireles, cônsul-geral de Portugal em Joanesburgo. “Ora boa tarde a todos, uma das tradições é a do Natal, levar a Academia Mãe do Bacalhau um pouco de conforto àqueles que mais precisam. Foi minha intenção, mais uma vez este ano, convidar os nossos mais velhos, mas também dar resposta que todos temos obrigação em tratar bem quem veio antes de nós. A qualidade de uma sociedade, vê-se na forma como trata os mais desprotegidos. Queria deixar algumas palavras de agradecimento ao senhor presidente da Madeira, Miguel Albuquerque, em estar aqui hoje. Quero agradecer em particular à Mimi Jardim que organizou tão bem este almoço. Agradecer também à Academia do Bacalhau, na pessoa do compadre presidente José Contente, que sem discussão ter aceite esta iniciativa. Obrigado a todos. Deixo-vos com votos de um Santo Natal, Boas Festas e que tudo corra pelo melhor”, concluiu o compadre de Meireles. Informou também que Madalena Páscoa, ligada à área do apoio social do Consulado, estava ausente do almoço por estar em férias com a família residente na Austrália e que na semana de 10 de Dezembro, a Academia da Ferrugem iria proceder à entrega dos cabazes de Natal.

Miguel Albuquerque também interveio. “Em primeiro lugar, agradecer o convite da Academia do Bacalhau e do senhor cônsul-geral para este almoço. Cheguei hoje de manhã e é uma altura muito importante, que é a do Natal. Uma das principais acções e trabalho é ajudarmos os mais frágeis e desprotegidos e dizer-vos que é um prazer estar junto de vós.” “Mais uma vez reiterar que a Academia do Bacalhau tem sido uma instituição fundamental para o desenvolvimento do trabalho de cariz social, temos hoje noção de que é fundamental as instituições darem apoios a quem mais precisa. O meu governo está disponível para apoiar as instituições. Para o fazer, estas instituições têm que se legalizar ao abrigo da Lei portuguesa. Como vocês sabem, a Comunidade na Venezuela está numa situação difícil e que já acolhemos e ajudámos muitos na Madeira. Temos apoiado todos esses nossos irmãos, através da segurança social, para que essas pessoas se sintam parte e se integrem cada vez melhor. É importante ver o papel que a Academia teve na Venezuela. As Academias lá oferecem muita ajuda e alívio social aos nossos compatriotas em maior dificuldade. Quero dizer-vos que é um grande prazer em estar convosco e não podia ter iniciado esta visita da melhor maneira. Muito obrigado a todos”, concluiu Miguel Albuquerque.

O presidente Contente ofereceu em seguida a Miguel Albuquerque uma escultura alusiva aos 50 anos da Academia-Mãe e do Congresso Mundial das Academias do Bacalhau, peça artística da autoria do compadre honorário Tony Pestana. A comadre Mimi Jardim entregou a Miguel Albuquerque uma t-shirt do Nando’s e uma garrafa de gin feito com piripiri, produto do Nando’s. O almoço foi servido, desde hambúrgueres de frango, espetadas de frango, frango assado e várias saladas e acompanhamentos, compuseram a ementa da tarde.

A seguir à refeição, foram entregues diplomas de membro da tertúlia a Teresa Pestana Mordoh, filha do compadre honorário Tony Pestana. Teresa trabalhou de 2006 a 2012 como directora de Marketing do Nando's. Diplomas de compadres da Academia do Bacalhau de Joanesburgo foram também entregues ao presidente da Madeira, Miguel Albuquerque, a Alberto Mabjaia, delegado da LAM/Linhas Aéreas de Moçambique, e a Hugo Alexandre Gomes, produtor da Hora dos Portugueses da RTP. O almoço não teve “carrasco” da tarde e não foi oficialmente encerrado. A tarde foi concluída com convívio e conversa entre os presentes, que aos poucos deixaram o local onde decorreu o almoço.

In «O Século de Joanesburgo»