O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas revelou que «60 a 70%» dos emigrantes regressam a Portugal em menos de um ano, destacando o papel dos Gabinetes de Apoio ao Emigrante (GAE).

Mais60porcentoRegressam

«É cada vez mais um fluxo migratório não tanto para ficar no país de acolhimento ou no país da oportunidade. Cada vez mais regressam à semana, ao mês, de três ou três meses ou de seis em seis meses. É relevante que, entre 60 a 70% destas saídas voltam a Portugal em períodos inferiores a um ano», sublinhou o secretário de Estado das Comunidades, José Luís Carneiro.

O secretário de Estado insistiu que «há uma tendência para o movimento circular», ou seja, «para que cidadãos saiam do país» para «oportunidades de emprego, muitas das vezes, de investigação, de conhecimento ou por razões culturais, científicas e técnicas, e que voltam ao país em períodos inferiores a um ano».

Os Gabinetes de Apoio ao Emigrante, salientou, são um «ponto de apoio daqueles que querem preparar uma saída para o estrangeiro», pois podem ajudar a esclarecer «questões de natureza laboral» ou «informar as empresas sobre os deveres para com os trabalhadores e os assuntos fiscais dos países de acolhimento do seu investimento».

São também «estruturas cada vez mais importantes para apoiar aqueles que querem regressar», frisou.

In «Revista Port»